Americanas lança plataforma de venda para apoiar instituições sociais

Objetivo é incentivar e aumentar a renda das pessoas que fazem parte das instituições e ONGs participantes. Foto: Divulgação.

Com o objetivo de fomentar a geração de renda em comunidades e captar recursos para instituições e Organizações Não Governamentais (ONGs), a Americanas lançou a Americanas Social, plataforma digital que permite a venda de produtos de projetos sociais em seu site e app, com todo o lucro revertido para as causas. São inicialmente mais de 300 itens disponíveis de instituições parceiras – e a expectativa é acrescentar, pelo menos, mais 500 produtos à plataforma até o fim do mês. A iniciativa vai impactar a vida de mais de 46 mil pessoas de sete estados do País, envolvidas diretamente nos projetos sociais.

Dos mais de 300 itens disponíveis na nova plataforma, a maior parte tem produção artesanal e preços que variam de R$ 8 a R$ 400. São máscaras e necessaires de tecidos, passando por colares e bolsas feitas de sementes da Amazônia, e até um boneco de pelúcia artesanal do Mickey, licenciado pela Disney – produto único no mundo. Os itens estão disponíveis em páginas criadas para cada instituição no site e app – também é possível realizar doações por meio de um QR Code que direciona para o app Ame Digital.

“Esse é o papel social da marca. A Americanas vai dar visibilidade aos produtos de ONGs e instituições sociais de todo o País, gerando renda e ajudando a desenvolver esses negócios”, afirma o diretor de marketing da Americanas, Leonardo Rocha. “Assumimos o compromisso não só com a venda final dos produtos, mas também em acompanhar o crescimento das instituições parceiras. Para isso, o time de sustentabilidade lidera o projeto com equipes de especialistas que acompanham a evolução dessas instituições na plataforma, desde o cadastro de itens, até a entrega final. Queremos garantir que a maior parte da renda do projeto chegue para quem produz. Dessa forma, podemos gerar impacto positivo na vida de milhares de pessoas”, completa o executivo.

Na Costurando Sonhos, os produtos são fabricados por cerca de 180 costureiras de diferentes regiões do País. Foto: Divulgação.

A plataforma Americanas Social reunirá projetos com diferentes tipos de causas, que vão desde a geração de renda de pessoas, como mulheres em vulnerabilidade social e indígenas, até a conservação ambiental e a preservação de animais silvestres. Já estão vendendo no Americanas Social as ONGs Costurando Sonhos, Orientavida, Vocação, Amparo Animal e Jirau da Amazônia. Na Costurando Sonhos, os produtos são fabricados por cerca de 180 costureiras que vivem em Paraisópolis (SP) e na Rocinha (RJ), além de outras comunidades em seis estados e no Distrito Federal. Já na ONG Orientavida, única instituição licenciada pela Disney e Universal no mundo, peças de decoração e vestuário são fabricadas artesanalmente por mulheres da região do Vale do Paraíba, em São Paulo.

A Americanas acredita na importância de desenvolver os profissionais das ONGs que estão à frente da venda on-line, capacitando-os para serem empreendedores e gestores de negócios digitais. Para isso, uma equipe da área de sustentabilidade é responsável por acompanhar o desenvolvimento do projeto desde o início. Além de treinamentos on-line, oferecidos a todos os lojistas parceiros que vendem na Americanas, também são realizados workshops de produção de fotos, para que os empreendedores aprendam a melhor forma de exporem seus produtos no site.

Para fomentar as vendas, a marca desenvolve junto com as organizações parceiras ações promocionais de marketing, gerando ainda mais visibilidade para os projetos. São criadas campanhas nas redes sociais, ações com cupons de desconto, além das ONGs terem um espaço no Americanas ao Vivo, iniciativa de live commerce da marca. O espaço registrou um crescimento de mais de dez vezes na busca dos produtos divulgados durante as lives e uma conversão de vendas sete vezes maior, além de oferecer mais visibilidade para os projetos.

Em 2019, a Americanas iniciou seus investimentos nesta iniciativa, com a criação do Jirau da Amazônia, uma parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) para venda de produtos fabricados por 267 artesãos de 25 comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia, que viu sua venda triplicar em pouco mais de um ano de projeto.

 

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