Confira dicas sobre o uso de um bom microfone no podcast

Microfone para podcasts. Foto: Divulgação.

A Shure, empresa especializada em fabricação de equipamentos de áudio, com mais de 90 anos de atuação, dá dicas sobre a importância de um bom microfone no podcast.

De acordo com pesquisa conduzida pelo Ibope em 2019, dos 120 milhões de pessoas conectadas à internet hoje no Brasil, 40% já ouviram pelo menos um podcast.

Os 40% de internautas correspondem a cerca de 50 milhões de pessoas familiarizadas com o podcast. É este o tamanho do mercado brasileiro para quem pretende se aventurar como podcaster, seja se lançando como influenciador digital, seja criando um podcast para sua empresa ou para qualquer outra finalidade.

De acordo com David Kadooka, especialista em desenvolvimento de mercado da Shure, a movimentação na direção do podcast no País acompanha uma tendência mundial. “É um novo conceito multimídia dinâmico, irreverente e eficiente, que agrada a todos os públicos”, afirma.

Para atender a uma demanda crescente, a Shure disponibiliza a Linha Motiv – microfone já com interface que pode ser usada diretamente no computador ou celular: O SM7B, microfone mais usado no mundo para podcast e broadcast, e o SM58.

A marca conta ainda com o PGA58, microfone com características profissionais, mas com custo de equipamento de entrada, e SRH e SE, linha de fones de ouvido para monitoração do som captado ou gravado.

O especialista reforça a importância do ambiente na hora de fazer a gravação: “Com um ambiente bem equilibrado é possível minimizar problemas na captação, como, por exemplo, cancelamentos de frequências fundamentais e reverberações. Com o isolamento acústico, todos os sons indesejados, como os vindos da rua ou de outros cômodos, não serão captados pelo microfone.”

Já em relação aos itens indispensáveis, Kadooka aponta microfone, cabo, dispositivo anti-puff, interface, computador ou celular para a gravação, fones ou caixas acústicas para a monitoração.

Para saber mais sobre como fazer um podcast, acesse o e-book produzido pela Tracto Content Marketing em parceria com o Spreaker, plataforma de hospedagem e monetização.

O guia apresenta um capítulo sobre ambiente e equipamentos que contou com o apoio de David Kadooka, que também fez um webinar para Cássio Politti, fundador da Tracto, que escreveu o capítulo 4 com base nos ensinamentos do especialista da Shure.

Baixe gratuitamente o e-book por aqui: http://try.spreaker.com/como-fazer-um-podcast/

(Redação – TecnoInforme)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2020 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia