Descubra 5 dicas para evitar o aquecimento de seu notebook

Dicas ajudam a conservar o notebook por mais tempo. Foto: Divulgação.

O notebook é o segundo item eletrônico mais utilizado no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte em 2018, 70% dos brasileiros usam o aparelho com frequência (o dispositivo só perde para os smartphones).

Durante a pandemia no Brasil, o dispositivo tem sido um dos mais solicitados para conserto em assistência técnica, de acordo com o levantamento realizado pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina.

Por conta do uso mais intenso, principalmente no home office, é preciso ter alguns cuidados para evitar possíveis falhas. Carlos Silva dos Santos, profissional de TI em São Paulo cadastrado no app, separou algumas dicas para garantir um melhor funcionamento e aumento de vida útil do notebook. Confira a seguir:

1. Por que esquenta?
Inúmeros motivos podem causar o aquecimento: a idade da máquina, poeira e até mesmo os pelos de cães e gatos, que podem entrar no sistema de resfriamento do aparelho e obstruí-lo. Segundo Carlos, a melhor maneira de evitar o problema é fazer uma manutenção preventiva, que consiste na desmontagem total do notebook, na limpeza da placa mãe, memória, processador, cooler e dissipador de calor, e na troca da pasta térmica. “Esse cuidado sai mais barato do que fazer uma manutenção corretiva, quando o problema aparece”, acrescenta o profissional.

2. Superfície plana
No conforto de casa é comum usar o notebook na cama ou no sofá, mas o ideal é que ele fique em uma superfície plana. “Assim você evita de tampar a ventilação e também vai fazer com que a máquina consiga aspirar ou ejetar o ar e manter a temperatura adequada”, comenta Carlos. Ao deixar o aparelho nas cobertas, o “cooler” se esforça para manter a temperatura sob controle e consequentemente a vida útil dele cai. Para aqueles que não conseguem abandonar o cobertor e o eletrônico, a solução pode ser comprar um suporte portátil.

3. Transporte
Apesar de serem portáteis, os notebooks devem ser manuseados com cuidado. No momento do transporte, é importante desligar antes de fechá-lo. Evite transportá-lo no modo de hibernação porque o aparelho pode não ser encerrado corretamente e causar um superaquecimento. Segurar a máquina pela tela é outra prática que deve ser evitada.

4. Limpeza
É recomendável que apenas profissionais desmontem o notebook para limpá-lo, mas no dia a dia, pequenas ações podem manter a máquina higienizada. O profissional aconselha o uso de pincéis ou cotonetes. Caso o proprietário queira usar um pano, o tecido não deve soltar fiapos. Limpar o aparelho não requer nenhuma faxina pesada e produtos multiuso ou abrasivos não são necessários.

5. Aplicativos
Alguns aplicativos podem ajudar o proprietário a monitorar a temperatura do notebook. Recursos como o HWMonitor permite que o usuário veja até mesmo a rotação dos coolers e é de fácil interpretação. Outro aplicativo recomendado por Carlos é o HWiNFO, uma ferramenta que apresenta um diagnóstico completo sobre o hardware.

(Redação – TecnoInforme)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2020 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia