Dicas para evitar o aquecimento do notebook

O uso incorreto e outros fatores podem contribuir para o superaquecimento do dispositivo. Foto: Divulgação.

O notebook tornou-se um objeto mais que necessário para estudos, trabalho e entretenimento. Segundo dados levantados pela Compre & Confie, empresa especializada em inteligência de mercado, o faturamento do setor de notebooks entre os meses de março e junho deste ano somaram mais de R$ 2 bilhões, um crescimento estimado em 85,2% quando comparado com o mesmo período de 2020. Porém, o uso incorreto e outros fatores podem contribuir para um dos defeitos mais comuns desses equipamentos: o superaquecimento. Para prevenir esse problema, Carlos Silva dos Santos, profissional de manutenção de computadores em São Paulo, que atende pelo GetNinjas, aplicativo de serviços que conecta profissionais e clientes em todo o Brasil, separou algumas dicas para garantir o funcionamento e aumentar a vida útil do dispositivo.

Causa do superaquecimento
Inúmeros motivos podem causar o aquecimento: a idade da máquina, poeira e até mesmo os pelos de cães e gatos, que podem entrar no sistema de resfriamento do aparelho e obstruí-lo. Segundo Santos, a melhor maneira de evitar o problema é fazer uma manutenção preventiva, que consiste na desmontagem total do notebook, na limpeza da placa mãe, memória, processador, cooler e dissipador de calor, e na troca da pasta térmica. “Esse cuidado sai mais barato do que fazer uma manutenção corretiva, quando o problema aparece”, acrescenta o profissional.

Superfície plana
No conforto de casa é comum usar o notebook na cama ou no sofá, mas o ideal é que ele fique em uma superfície plana. “Assim você evita de tampar a ventilação e também vai fazer com que a máquina consiga aspirar ou ejetar o ar e manter a temperatura adequada”, comenta Santos. Ao deixar o aparelho nas cobertas, o “cooler” se esforça para manter a temperatura sob controle e consequentemente a vida útil dele cai. Para aqueles que não conseguem abandonar o cobertor e o eletrônico, a solução pode ser comprar um suporte portátil.

Transporte
Apesar de serem portáteis, os notebooks devem ser manuseados com cuidado. No momento do transporte, é importante desligar antes de fechá-lo. Evite transportá-lo no modo de hibernação porque o aparelho pode não ser encerrado corretamente e causar um superaquecimento. Segurar a máquina pela tela é outra prática que deve ser evitada.

Limpeza
É recomendável que apenas profissionais desmontem o notebook para limpá-lo, mas no dia a dia, pequenas ações podem manter a máquina higienizada. O profissional aconselha o uso de pincéis ou cotonetes. Caso o proprietário queira usar um pano, o tecido não deve soltar fiapos. Limpar o aparelho não requer nenhuma faxina pesada e produtos multiuso ou abrasivos não são necessários.

Aplicativos
Alguns aplicativos podem ajudar o proprietário a monitorar a temperatura do notebook. Recursos como o HWMonitor permite que o usuário veja até mesmo a rotação dos coolers e é de fácil interpretação. Outro aplicativo recomendado por Santos é o HWiNFO, uma ferramenta que apresenta um diagnóstico completo sobre o hardware.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2021 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia