Estudantes criam aplicativo Help the Planet

Um app simples e prático para ajudar o planeta. Imagem: Divulgação.

Três alunas do Colégio Bom Jesus Externato, de Pindamonhangaba (SP), Marília e Marina Scofano e Mariana Bispo, desenvolveram um aplicativo para celular que incentiva as pessoas a praticarem ações sustentáveis e de proteção ao meio ambiente. O projeto, batizado de “Help the Planet”, teve início no Programa de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus com o objetivo de produzir algo que auxiliasse na proteção ao meio ambiente. Após muitas pesquisas, em outubro de 2020 as alunas criaram uma página no Instagram para divulgá-lo e interagir com o público, permitindo que os seguidores baixassem o aplicativo pela rede social. 

Mariana conta que a motivação para fazer algo relacionado ao meio ambiente nasceu pelo fato de o tema ser tão atual e necessário. “Além de ser algo importante para a sociedade, nós não encontrávamos nenhum aplicativo que fosse prático, fácil de acessar. Por isso criamos o nosso”, diz a estudante. Marina, outra integrante da equipe, explica que o principal objetivo é levar as pessoas a desenvolverem pequenas ações no dia a dia, mas que farão uma grande diferença para o planeta. “O aplicativo é dividido em tarefas semanais, desafios. Depois os usuários interagem no Instagram e nós damos um certificado para quem os cumpre”, relata Marina. 

Entre os desafios propostos pelo “Help the Planet”, estão ações como reutilizar papel; fazer economia de água (diminuir o tempo no banho, por exemplo); plantar e cultivar a própria horta com adubos caseiros; eliminar ou diminuir o consumo de plástico no dia a dia; separar o lixo reciclável do orgânico. O aplicativo propõe ainda economia de energia elétrica; consumo consciente (compras a granel, por exemplo) e descarte de máscaras de prevenção à covid. Depois de encarar o desafio, o seguidor da página no Instagram interage com as criadoras.

Marília, por sua vez, afirma que quando ela e suas colegas pensaram no aplicativo ficaram preocupadas com as dificuldades da tecnologia. Após dez meses de muitos estudos e pesquisas teóricas e de buscas por plataformas para colocar a ideia em prática, encontraram a melhor forma. “As pessoas se importam com o meio ambiente, mas são poucas as que têm tempo para desenvolver algumas ações. Então criamos algo mais simples e prático, pois o aplicativo é baixado pelo link do Instagram.”

 Para seguir a página no Instagram e baixar o aplicativo: @app_help.the_planet_

Please follow and like us:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2021 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia
RSS
Follow by Email