Opera lança R5, nova versão do navegador para desktop

A janela popout da videoconferência tira o vídeo da guia e o mantém no topo das outras. Imagem: Div.

De acordo com um estudo realizado pelo Opera, 65% das pessoas têm passado mais tempo on-line durante o último ano e meio, com dois terços também passando mais tempo on-line durante seu tempo livre. O lançamento do R5 aborda esses padrões de mudança com um conjunto de recursos que apoia as pessoas durante suas principais atividades virtuais: desde videoconferências profissionais até entretenimento para compartilhar ideias e obter feedback.

“Muitas pessoas pelo mundo se tornaram usuários avançados da web no último ano e meio. Com o lançamento de hoje, o Opera está oferecendo maneiras inteligentes de melhorar suas vidas on-line”, diz o diretor de produto do Opera, Maciej Kocemba. As videochamadas são a nova realidade e o navegador é agora uma forma fundamental de as pessoas acompanharem diferentes videoconferências on-line. Aqueles que passam muitas horas em videochamadas estão familiarizados com a situação de uma videoconferência sequestrar a tela inteira ou com o fato de não conseguirem encontrar a guia da reunião após procurar algo em outra guia, ou simplesmente se distrair.

Opera corrigiu esse problema com seu novo recurso popout de videoconferência, que funciona com plataformas como Google Meet, Zoom e Microsoft Teams. A janela popout da videoconferência tira o vídeo da guia e o mantém no topo das outras. Isso acontece automaticamente sempre que o usuário mudar para outra guia e o vídeo é exibido quando ele volta para a guia da videochamada. O comportamento pode ser ajustado nas configurações e torna a multitarefa mais fácil. Há também uma opção inteligente para tornar a janela flutuante transparente, dando aos usuários mais tela e contato constante com as pessoas na chamada. Com o lançamento do R5, a guia com a videochamada ativa agora também é marcada com uma barra vermelha para facilitar a localização.

O novo recurso Pinboards é exatamente isso: um pinboard virtual que permite aos usuários coletar sites, imagens, links e notas em forma visual e compartilhá-los com outras pessoas, independentemente do dispositivo de onde acessam. Compartilhar um quadro de avisos envolve compartilhar somente um link, e aqueles que recebem o link podem ver tudo o que o proprietário do quadro posta, bem como reagir com emojis.

O navegador Opera é conhecido por seus recursos integrados, como é o caso de todos os mensageiros sociais. Ele também possui acesso nativo ao Apple Music, Spotify e YouTube Music no recurso Player na barra lateral. Agora, o recurso é mais abrangente com uma ampla gama de serviços de música, incluindo Deezer, Tidal, SoundCloud e Gaana. O recurso Player também foi aprimorado com controles adicionais para reprodução de música. Basta passar o mouse sobre o ícone do player na barra lateral para obter um mini pop-up de controle e pular, reproduzir, pausar ou arrastar a linha do tempo de reprodução, sem ter que abrir o painel do recurso.

Além da funcionalidade, o R5 significa que o Opera também está melhorando sua aparência com um conjunto de novos papéis de parede projetados especialmente para este lançamento. O navegador também irá certificar-se de seguir a configuração do sistema no que diz respeito aos temas escuros e claros.

Os mensageiros integrados na barra lateral do Opera permitem que o usuário converse e navegue simultaneamente, sem ter que trocar de aplicativo ou abrir abas com um determinado mensageiro. O navegador Opera atualmente oferece acesso nativo ao Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram e VKontakte, com o Instagram e o Twitter na barra lateral.

Please follow and like us:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2021 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia
RSS
Follow by Email