Rede social dedicada ao autismo conecta famílias e especialistas

A rede social foi criada para se tornar um canal de conteúdo, pesquisas e dados sobre o tema, Foto: Divulgação.

Primeira rede social dedicada ao autismo, a Tismoo.me quer ser muito mais que apenas uma mídia digital. O objetivo da plataforma é unir todos os membros da comunidade do autismo em um só lugar – desde familiares até cientistas e especialistas no tema -, e ajudar no tratamento desta condição de saúde. Por meio da estruturação de dados salvos no app, a startup Tismoo quer ajudar o público a identificar e conhecer novos sintomas, comportamentos e soluções para as questões dos autistas. Criada em 2015, a startup é o primeiro laboratório do mundo exclusivamente dedicado a análises genéticas focadas em perspectivas terapêuticas personalizadas para Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A rede social também abrange outros transtornos neurológicos relacionados ao espectro do autismo, como a Síndrome de Rett, CDKL5, Síndrome de Timothy, Síndrome do X-Frágil, Síndrome de Angelman, Síndrome de Phelan-McDermid, entre outras.

Para o líder do projeto, Francisco Paiva Junior, a maior dificuldade era conectar pessoas ligadas ao TEA em um só lugar. “Com a rede social, fomos capazes de conectar pais e autistas a terapeutas, médicos, cientistas, estudiosos do tema e outros pacientes em uma mesma plataforma, e de uma forma em que todos saiam ganhando”, conta.

A rede social também foi criada para se tornar um canal de conteúdo, pesquisas e dados sobre o tema, acessível para todos os usuários. “A pessoa pode procurar por assuntos caso tenha dúvida, pode conversar com outros pacientes com características semelhantes às suas ou até mesmo buscar por especialistas de maneira muito simples, ampliando assim o alcance do tema na sociedade”, explica Paiva. Além disso, com a Tismoo.me, os usuários poderão organizar seus arquivos, criar e seguir grupos, tirar dúvidas e conectar-se com pessoas que poderão ajudá-lo em sua jornada.

Com a queixa de muitos autistas a respeito do uso de emojis, ou por se sentirem hiperestimulados visualmente ou por não entenderem os significados, o app tem um recurso que permite desligar a exibição de emojis, assim como a possibilidade de ligar a visualização da descrição ao lado de cada emoji. Outra grande preocupação dos criadores da rede foi a credibilidade das informações e notícias publicadas no app. Justamente por isso está sendo desenvolvido um recurso inovador para avaliar a acurácia e a veracidade das informações, minimizando com isso a disseminação das chamadas fake news.

Para participar da Tismoo.me o interessado pode se inscrever diretamente no site ou procurar por um convite em sua rede de relacionamentos nas outras redes sociais. Para isso, basta baixar o aplicativo para iOS ou Android, usar um link de convite para acessar e começar a participar da rede.

Please follow and like us:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2021 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia
RSS
Follow by Email