Solução Kovi Direção Segura identifica e prevê comportamentos de risco de motoristas de aplicativos

Objetivo é conscientizar de que um comportamento responsável reflete no dia a dia do motorista. Foto: Divulgação.

A Kovi, startup de locação de automóveis para motoristas de aplicativos, desenvolveu uma tecnologia própria de alertas e avaliações de condutores, que passa agora por um upgrade com o lançamento da campanha Kovi Direção Segura. “Ao se tratar de motoristas que dirigem profissionalmente, cadastrados em aplicativos de mobilidade, a atenção à segurança deve ser redobrada. Estes condutores estão lidando com terceiros, de forma profissional, e contam, inclusive, com avaliações sobre seu comportamento ao conduzir e não só a conduta profissional”, explica o Chief Revenue Officer da Kovi, Bruno Poljokan.

O software de rastreamento presente nos veículos da frota da Kovi é responsável por uma Nota de Direção, baseada no comportamento de direção, o que possibilita feedbacks mais rápidos aos motoristas. Segundo, Polljokan, a partir de agora, com o upgrade, o sistema de segurança inserido nos carros irá usar os dados coletados também para prever comportamentos de risco que possam causar acidentes.

“O equipamento de segurança, já presente, em cada veículo da frota Kovi rastreia e mapeia os comportamentos do motorista ao volante, para montar uma nota de direção. Com isso, caracterizamos cada tipo de comportamento como de risco – atenção – ou responsáveis – positivos”, completa. Os condutores que forem avaliados com comportamento de risco receberão orientações de como melhorar sua direção. “O objetivo não é gerar punições, exclusões ou penalidades aos motoristas, mas sim, conscientizá-los de que um comportamento responsável reflete no dia a dia dele como profissional, bem como o transforma em um agente de uma comunidade consciente e responsável no trânsito”, finaliza o executivo.

Para compor a Nota de Direção, são utilizadas diferentes variáveis, como: curvas acentuadas: curvas feitas em alta velocidade ou curvas feitas de forma fechada, mesmo em velocidade reduzida; frenagem arriscada: redução brusca da velocidade; aceleração inadequada: arrancadas, ganho alto de velocidade; aceleração, frenagem, curvas acima dos padrões de segurança: movimentos que não chegam a ser considerados bruscos, porém, ainda são movimentos com força acima do nível seguro; velocidade: ao atingir velocidades acima de 90 km/h, o motorista é notificado por meio de apitos e alerta.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2021 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia