Todo gamer deve assistir ao filme Free Guy

Guy descobre ser um NPC de um jogo e decide se tornar o herói de sua própria história. Foto: Div.

O filme Free Guy: Assumindo o Controle, da 20th Century Studios, já está nos cinemas e conta a história de Guy (Ryan Reynolds), um caixa de banco que descobre ser um NPC (personagem não-jogável) de um jogo de videogame superviolento e decide se tornar o herói de sua própria história.

Diferentemente de outras produções, Free Guy: Assumindo o Controle dá protagonismo aos jogadores secundários, abordando o universo gamer de maneira original e dando motivos de sobra para os gamers assistirem e se divertirem ao filme.

Refrência a games populares

Os fãs encontrarão no filme muitos traços e códigos do mundo dos videogames, trazendo referências de jogos como Fortnite, GTA, Call of Duty e Portal. Durante todo o longa, é possível encontrar elementos que quem joga está muito familiarizado, por exemplo: a garagem do GTA, o paraquedas do Fortnite, portais do jogo Portal, armamento de vários jogos, entre outros.

A importância dos NPCs

A maioria dos games é composto por jogadores principais e os NPCs (personagens não-jogáveis). No filme, eles são diferenciados por quem usa um óculos escuro (jogadores principais) e quem não usa (NPCs). Apesar de serem personagens secundários e quase sempre “esquecidos” no meio do jogo, os NPCs servem para trazer um ar de realidade ao game e, sem eles, o jogo acaba até perdendo a graça e a essência. Isso é ressaltado durante toda a produção e traz o questionamento aos gamers: “e se os NPCs não existissem?”.

Jogadores e programadores

Free Guy: Assumindo o Controle é uma produção composta por dois ambientes: dentro e fora do jogo. Dentro do jogo, Guy vive em uma cidade chamada Free City. Já fora, Free City é um jogo da Soonami Studios, do magnata ganancioso Antwan. Durante o filme, é possível ver um pouco sobre como é o mundo de quem cria os jogos, os desafios e as equipes por trás desse universo.

Linguagem gamer

Só quem tem faz parte desse universo, entenderá algumas falas ditas no filme. Durante o longa, a palavra “skin” é mencionada diversas vezes, por exemplo. Essa palavra é referenciada as roupas que os personagens dos jogos usam, porém em tradução, significa “pele” – o que acaba confundido Guy quando comentários são feitos sobre sua “skin”.

Streamers reais

Além de participações especiais de grandes atores de Hollywood, o filme também conta com streamers que já são conhecidos do universo gamer, como: Ninja, DanTDM, Pokimane, Jacksepticeye e LazarBeam.

Easter-eggs

Não só de referências a games vive Free Guy: Assumindo o Controle. O longa também possui diversos easter-eggs com a cultura pop, principalmente com referências a filmes amados pelo público geek/nerd/gamer e uma trilha sonora recheada de clássicos de divas pop.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2021 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia