Twitter divulga próximas tendências culturais da plataforma

As conclusões do levantamento foram feitas com base na análise de bilhões de Tweets. Imagem: Divulgação.

O Twitter Brasil divulgou um levantamento sobre as principais tendências culturais observadas a partir de conversas na plataforma no país nos últimos dois anos. O Twitter Trends Brasil, feito em parceria com Black Swan Data (@blackswandata) e Crowd DNA (@CrowdDNA), revela tendências culturais divididas em cinco grandes temas abordando cultura criativa, tecnologia, cotidiano, identidade e autocuidado com o objetivo de auxiliar a conexão assertiva entre marcas e audiência.

As milhões de conversas que acontecem no Twitter todos os dias geram importantes debates e movimentos que extrapolam a plataforma. E, cada vez mais, é lá que as pessoas esperam que as marcas também se posicionem e engajem com o público. As empresas que entendem isso e se conectam com questões culturais e sociais são mais relevantes e valorizadas, tendo a possibilidade de influenciar a intenção de compra de consumidores no Brasil.

Imagem: Divulgação.

“O Twitter é o lugar em que as pessoas expressam abertamente sua opinião, o que funciona, também, como um termômetro e uma fonte de informação para as marcas. Por isso, estes estudos podem ser poderosas ferramentas para os anunciantes terem em mente e levarem em conta na hora de se programar e estruturar as suas campanhas”, explica a gerente da área de pesquisa do Twitter Brasil, Camilla Guimarães. “Somos um importante parceiro de negócios e estamos sempre desenvolvendo insights e tendências, auxiliando, assim, as marcas a se conectarem a essas conversas e estarem sempre na vanguarda”, afirma.

As conclusões do levantamento foram feitas com base na análise de bilhões de Tweets, organizados em mais de 300 mil tópicos de conversas, nos últimos dois anos. Para isso, foram consideradas duas métricas – alto volume e alto crescimento – de dezembro de 2018 a novembro de 2020.

Confira mais detalhes sobre cada uma das tendências reveladas no levantamento Twitter Trends Brasil.

Bem-estar

O bem-estar, que já era um popular tópico de conversa antes da Covid-19, tornou-se ainda maior desde o início da pandemia. As pessoas têm falado cada vez mais sobre seu bem-estar pessoal (mental e físico) assim como o que isso significa para suas comunidades. As conversas são abertas, honestas e poderosas, além de acolhedoras – as pessoas estão mais preocupadas do que nunca com seu bem-estar e em como mantê-lo, especialmente no contexto de uma pandemia. Além disso, o tema ganhou destaque em conversas de quem antes não trazia essa preocupação: desde o início da pandemia, foi registrado um crescimento de 47% nas conversas sobre bem-estar e aumento de 20% em menções à “autocuidado” no Twitter no Brasil.

Neste tópico, três tendências ganham relevância: saúde mental, integral e cuidado comunitário. Houve um crescimento de 17% nas conversas sobre sobre saúde mental. Já a saúde integral cresceu 47%, enquanto hashtags fitness caíram 63%, o que revela que a saúde como um todo é prioridade. E não é só sobre cuidar de si, mas também sobre fazer isso juntos. Afinal, foram 148% de crescimento em conversas sobre cuidados comunitários, com 175% a mais de menções sobre igualdade de direitos à saúde e ao SUS.

Cultura criativa

A pesquisa apontou um crescimento de 135% em conversas sobre criatividade. As pessoas, por sinal, passaram a considerar ainda mais essa possibilidade como uma carreira. Além disso, houve um aumento de 79% em conversas sobre como transformar a criatividade em carreira e 65% em conversas sobre plataformas de distribuição, mostrando que os criadores querem fazer seu próprio negócio. Por outro lado, há também muito espaço para quem busca descobrir novas habilidades: a plataforma registrou aumento de 46% nas conversas sobre hobbies e passatempos, e 61% sobre artesanatos.

Maravilhas do cotidiano

Conversas sobre “significado” e “maravilha”, como o cosmos, a espiritualidade e a ficção fantástica, aumentaram 31% nos últimos dois anos. As três principais tendências em ascensão destacadas neste tópico foram a busca pela espiritualidade em evolução, com aumento de 62% nas conversas; escapismo imaginativo, com 87% de crescimento nas menções sobre universo de fantasia e ficção científica; e fascínio pela nossa natureza, com aumento de 70% nas conversas.

Vida tecnológica

A conectividade e a integração entre o ser humano e a tecnologia vêm crescendo gradativamente. Esse aspecto, porém, passou a ser ainda mais importante para as pessoas por conta da pandemia e da obrigação da manutenção do distanciamento social. No Twitter, esse assunto, que sempre esteve presente, ganhou ainda mais espaço – houve um crescimento de 41% em conversas sobre tecnologia e também um incremento de 241% em conversas sobre tecnologias mais novas, como 5G.

Entre as tendências do tópico está a busca por uma vida mais inteligente, aproveitando a tecnologia em benefício próprio, como as conversas sobre trabalhar de casa e educação à distância, que cresceram mais de 70 vezes. Segundo o levantamento, a tecnologia também precisa ter um propósito, com um aumento de 189% nas conversas sobre como a tecnologia pode servir a propósitos maiores e melhorar a sociedade por meio da inovação, além de 20% de crescimento em tecnologia para o bem e 14% em tecnologia em saúde.

Minha identidade

As conversas sobre a identidade pessoal também tiveram crescimento considerável na plataforma. A pesquisa registrou um aumento de 52% nos diálogos sobre o que somos e defendemos individual e socialmente, e 35% a mais de menções à “identidade”. Dentro do tema, destacam-se o poder dos fãs, com o valor coletivo dos fandoms, que obteve 52% de aumento nas conversas. Há também uma busca cada vez maior por representatividade (+36%) e igualdade (+345%), com um crescimento muito expressivo, de 781%, em conversas sobre direitos dos negros. Ainda estão em alta as conversas sobre ética (+33%) e empoderamento (+66%).

Please follow and like us:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2020 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia
RSS
Follow by Email