Vagas em tecnologia crescem 46,2%

Cerca de 42% das empresas no Brasil pretendem aumentar o orçamento para o setor de tecnologia ao longo de 2021. Foto: Divulgação.

Embora a taxa de desemprego no segundo semestre de 2020 tenha sido de 14,1%, o impacto da pandemia não foi o mesmo em todas as áreas. Enquanto alguns setores sofreram com o fechamento de oportunidades, outros tiveram aumento significativo de contratações, especialmente no início de 2021, como é o caso do setor de tecnologia.

Foram abertas 1.120 vagas de tecnologia no Brasil em janeiro de 2020 e, no mesmo período de 2021, o número de vagas chegou a 1.638, um aumento de 46,2%, segundo dados do Banco Nacional de Empregos (BNE). Ainda de acordo com informações do BNE, as vagas mais promissoras na área são desenvolvedor, programador, técnico em informática, desenvolvedor Java, desenvolvedor front-end, suporte técnico, analista de sistemas, analista de suportes e técnico em TI.

Diversos setores estão com vagas aquecidas na área da tecnologia, avalia o CEO do BNE, Marcelo de Abreu. “Áreas como de saúde, delivery e internet estão cada vez mais em alta, principalmente com a pandemia, quando houve a necessidade da continuidade desses serviços. Daí o aumento de vagas para dar suporte a esse crescimento”, explica.

O bom momento deve persistir, conforme os dados da International Data Corporation (IDC): cerca de 42% das empresas no Brasil pretendem aumentar o orçamento para o setor de tecnologia ao longo de 2021. Para o Chief Technical Officer da Nexcore Tecnologia, Myke Mello, o setor de tecnologia vem ganhando mais importância e valorização nas empresas. “Esse movimento já era observado mesmo antes da pandemia. Com a chegada desse novo cenário, esse movimento se acelerou e mais profissionais começaram a ser contratados”, comenta. A empresa oferece soluções em atendimento e comunicação Omnichannel para empresas que precisam otimizar e personalizar o relacionamento com seus clientes, e unificar o histórico de comunicação.

Mello explica, porém, que um dos grandes desafios enfrentados é a carência de profissionais qualificados e experientes para exercerem suas funções no segmento. “Além do aumento de vagas, o salário também aumentou em 25% na área de tecnologia. A grande questão é que o mercado está com escassez de profissionais qualificados, com experiência na vaga”, ressalta Mello.

Please follow and like us:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carreiras

Printi está com vagas abertas

A Printi, gráfica on-line especializada em produtos personalizados, está com vagas de emprego abertas para os cargos de Analista de Marketing de Performance Sênior, Analista de

Leia mais »
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2020 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia
RSS
Follow by Email