A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), e o Brazil Games, projeto setorial de exportação realizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), vão promover em conjunto a primeira edição do Pitch@gamescom latam, competição de pitch de games que tem como objetivo apresentar jogos de estúdios latino-americanos para investidores e publishers. A iniciativa será realizada durante a gamescom latam, que acontecerá no São Paulo Expo, em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de junho.
Jason Della Rocca, especialista e empresário da indústria de games, que tem no currículo o desenvolvimento de grandes parcerias e a organização do Pitch da GDC Play, apresentará os jogos selecionados para um júri composto por publishers e investidores. Ao menos cinco estúdios serão selecionados para subir ao palco e, durante cinco minutos, tentar convencer o júri a investir em seus projetos.
O vencedor do Pitch@gamescom latam powered by Abragames/Brazil Games receberá um troféu, uma credencial de business e um estande na gamescom latam 2025 – nos espaços Panorama Brasil ou Área Indie.
As inscrições para participar do pitch já estão disponíveis e podem ser realizadas por meio do site oficial da gamescom latam até dia 5 de maio. As regras para se inscrever na competição são:
- Somente projetos da América Latina serão aceitos;
- O pitch e o projeto devem ser enviados em inglês;
- É necessária uma empresa ou estúdio legalmente registrado para inscrever-se;
- Os finalistas devem comparecer à gamescom latam para apresentar o pitch no dia 28 de junho;
- O jogo não pode já ter sido lançado publicamente;
- O projeto deve ter PC e/ou console como plataformas principais;
- O jogo não pode ser free-to-play (deve ter um preço de venda para o consumidor).
O objetivo do pitch será alcançar um acordo de publicação de investidores ou publishers, e para isso é fundamental que o game em questão seja original. Ferramentas digitais, tecnologias, serviço e outros tipos de produtos não serão aceitos nessa iniciativa.
A gamescom latam 2024 acontece de 26 a 30 de junho, no São Paulo Expo e os ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento. Os visitantes podem adquirir ingressos válidos para visitas únicas na quinta (27), sexta (28), sábado (29) ou domingo (30) ou o combo de ingressos válido para quatro dias de evento (quinta a domingo). O valor para dias únicos é de R$ 150 a inteira e R$ 75 a meia-entrada, o combo está por R$ 530 a inteira e R$ 265 a meia-entrada. Há também a opção de ingresso social para visitantes que desejam fazer uma doação de R$ 10 para a AbleGamers Brasil, ONG que combate o isolamento social e promove acessibilidade por meio de jogos. O valor da doação está incorporado ao valor final do ingresso e qualquer pessoa pode adquiri-lo. O ingresso social para visita única custa R$ 95 e o combo com quatro ingressos para quatro dias de evento é R$ 345.
Foto: Divulgação Abragames