A Uber divulga a edição brasileira do seu Índice de Itens Perdidos e Achados, com dados curiosos e um lembrete útil: é possível tentar recuperar aquele item esquecido durante uma viagem.
Em um país onde se esquece de tudo um pouco, de placas de moto a motosserra e manequim, os dados mostram que a criatividade do esquecimento é ilimitada.
Itens curiosos deixados em Ubers no Brasil:
- Uma airfryer (com ou sem batata, não sabemos)
- Motosserra
- Uma arma de choque
- Kit de chimarrão
- Uma máquina de açaí
- Molas e escapamento de carro
- Um manequim e um roupão de noiva
- Chapéu russo
- Sucata de bateria musical
- Lixadeira de parede
Mas o esquecimento clássico segue forte:
- Mochilas, bolsas, pastas e malas
- Celulares e câmeras
- Chaves
- Carteiras
- Óculos
- Fones de ouvido e caixas de som
- Passaportes
- Garrafas d’água e garrafas térmicas
- Roupas
- Cigarros eletrônicos
Cidades brasileiras mais esquecidas:
- Bragança Paulista
- Florianópolis
- Porto Seguro
- Brasília
- Itajaí
- Criciúma
- Foz do Iguaçu
- Curitiba
- Ipatinga
- Cabo Frio
Os dias da semana também têm seus itens campeões: guarda-chuva é o grande destaque das segundas, quintas e sextas-feiras. Já os sábados são o dia oficial de esquecer os óculos, enquanto terça-feira é o dia dos tablets perdidos.
E se o usuário perder alguma coisa, o que fazer?
É possível entrar em contato direto com o motorista pela plataforma. Veja como:
- Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em Suas Viagens e selecione a opção que você deixou algo no carro.
- Toque em Itens perdidos.
- Toque em Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido.
- Deslize para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar.
- Se o item perdido foi justamente seu telefone pessoal, acesse o site uber.com/ajuda e faça o login em sua conta. No menu Problemas com uma viagem específica e reembolsos clique em Itens Perdidos, selecione a viagem em que o objeto foi perdido, depois clique em Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido e digite o número de telefone de um amigo ou parente que possa receber a ligação.
A empresa colocará o motorista e usuário em contato para que possam combinar um horário e um local conveniente para a devolução. Nas próximas 48 horas, é possível que o usuário entre em contato diretamente com o motorista para recuperar o objeto perdido. Durante esse período, o motorista parceiro deve guardar o objeto em segurança.
É importante frisar que, de forma a ressarcir o motorista por seu deslocamento para devolver um item, uma taxa de devolução é cobrada dos usuários e é repassada integralmente ao motorista parceiro.
Para que o motorista solicite a Taxa de Devolução, após entregar um objeto esquecido em seu veículo, o parceiro deve acessar seu aplicativo, seguindo os seguintes passos: Uber Driver > Ajuda > Ajuda com uma viagem específica > Encontrei um objeto perdido > Devolvi um item perdido para o meu passageiro
Imagem: Divulgação