Em 6 de dezembro de 2025, o Google Cloud realizará o evento ‘Capacita+ Aprenda IA com Google Cloud’, uma iniciativa híbrida e gratuita que visa treinar 200 mil profissionais e estudantes em IA generativa em apenas um dia. O evento acontecerá no Brasil e em outros cinco países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.
A iniciativa reflete o compromisso do Google Cloud em acelerar a adoção da IA generativa e fortalecer a futura força de trabalho na região. “Investir em habilidades digitais é fundamental para que a América Latina aproveite todo o potencial da IA”, afirma o presidente do Google Cloud para a América Latina, Eduardo López. “O treinamento não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade para impulsionar o crescimento e a competitividade”.
O evento será realizado simultaneamente, com sessões presenciais em 50 universidades — sendo 20 delas no Brasil, incluindo instituições como Insper, Mackenzie e Senai-SP. Para alcançar ainda mais pessoas, haverá também uma transmissão online em parceria com a Alura. O ‘Capacita+ Aprenda IA com Google Cloud’ é destinado a profissionais de diversas áreas e estudantes, com foco especial em quem não é da área de tecnologia.
Os participantes seguirão a “Trilha de Aprendizagem Líder em IA generativa”, que ensinará desde os conceitos fundamentais da IA até o uso prático de ferramentas como o Gemini para Google Workspace. O conteúdo dará ênfase especial à engenharia de prompts e à experiência “no-code”, permitindo que pessoas sem conhecimentos em programação criem seus próprios agentes de IA.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a falta de habilidades digitais é uma das principais barreiras para a transformação digital. No Brasil, quase nove em cada 10 empresas planejam investir em capacitação nos próximos anos, reforçando a importância de eventos como este.
Para saber mais, acesse esta página: Link.
Imagem: divulgação.