Este mês, a quinta fase da campanha #FiqueEsperto dará dicas sobre os cuidados que os usuários devem adotar com aplicativos falsos. A campanha, lançada em outubro do ano passado, traz informações para a população com o objetivo de garantir maior segurança e evitar fraudes no ambiente digital.
Entre as recomendações, uma das mais importantes é baixar aplicativos somente de fontes e lojas oficiais. É recomendado ainda verificar se o fornecedor da solução é a empresa com a qual a pessoa possui ou deseja ter relacionamento e também ficar atento às informações e às permissões solicitadas pelo aplicativo.
A campanha #FiqueEsperto conta com a participação dos setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo. Nos dois primeiros meses, outubro e novembro de 2020, o foco foi oferecer informações para orientar os usuários quanto às medidas para proteger suas contas e senhas. Já em dezembro, as dicas foram para proteger os dados pessoais dos usuários e, no mês passado, o foco foi no cuidado com links.
Além do hotsite https://fe.seg.br/, as dicas também estão sendo enviadas mensalmente por SMS. Foram enviados ainda e-mails sobre o tema para clientes dos segmentos atendidos por entidades apoiadoras e feitas postagens nas redes sociais.
A iniciativa, liderada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa o setor de telecomunicações, conta com a parceria da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Associação NEO, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Federação Nacional de Bancos (Febraban), Internet Society Capítulo Brasil (ISOC Brasil) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).