Para pessoas e empresas de todo o mundo, o WhatsApp se tornou um meio para tirar dúvidas, conversar sobre produtos e coordenar vendas. De acordo com uma pesquisa recente, 83% dos adultos no Brasil afirmaram estar mais propensos a negociar/comprar de uma empresa que pode ser contatada via mensagens.
Isso tem sido cada vez mais observado no último ano, quando pessoas e empresas recorreram ao WhatsApp para se manterem conectadas. De olho nesse cenário, o aplicativo anuncia atualizações de recursos de compras para facilitar a visualização de produtos disponíveis e para auxiliar as empresas a venderem. O Gerenciamento de catálogos com o WhatsApp Web/Desktop é uma delas.
Os catálogos do WhatsApp têm sido uma maneira para a descoberta de produtos e serviços. Hoje, as pessoas podem navegar em mais de oito milhões de catálogos de negócios no WhatsApp, destes, 1,75 milhão só no Brasil. Para tornar essa experiência ainda mais simples, agora é possível criar e gerenciar catálogos a partir do WhatsApp Web/Desktop ao invés do celular. Como muitas empresas gerenciam seus inventários a partir de um computador, essa nova opção visa acelerar e facilitar a inserção de novos itens ou serviços para que seus clientes saibam o que está disponível. Esta solução será especialmente útil para empresas com muitos produtos como restaurantes ou lojas de roupas para que possam gerenciar seus catálogos em uma tela maior. Mais informações sobre como criar e gerenciar um catálogo pelo WhatsApp Web/Desktop aqui. Este recurso já está disponível para todos os usuários do aplicativo WhatsApp Business.
Outra ferramenta permite ocultar itens indisponíveis. O WhatsApp introduziu os carrinhos de compra no final do ano passado para que as pessoas pudessem navegar em um catálogo, selecionar vários produtos e enviar o pedido como uma única mensagem para a empresa. Em apenas alguns meses, este recurso se tornou extremamente popular, mas as empresas compartilharam que precisavam de uma maneira mais fácil de avisar os clientes do que está disponível nos estoques, para que não peçam itens indisponíveis. É por isso que a opção de “esconder” itens específicos do catálogo foi desenvolvida. Assim como esconder os produtos em falta tornou-se fácil, é igualmente fácil mostrá-los novamente quando estiverem disponíveis. Este recurso está sendo lançado para empresas em todo mundo.