Com o desejo de disponibilizar aos seus membros maneiras de se comunicar por vídeo sem a utilização de aplicativos de terceiros, o LinkedIn usou os Serviços de Comunicação do Azure para criar o recurso de reunião instantânea, oferecendo à sua comunidade uma maneira rápida e prática de iniciar videoconferências diretamente no ambiente de mensagens do LinkedIn. A empresa pôde escalar o serviço facilmente, alcançando os 774 milhões de membros em todo o mundo, e integrá-lo a outros serviços do LinkedIn, como eventos e recrutamento.
No serviço de chat do LinkedIn, os membros já podem enviar mensagens instantâneas rápidas e se conectar a plataformas de videoconferência de terceiros por meio do ambiente do aplicativo. No entanto, a empresa queria remover o máximo possível de etapas entre sugerir e iniciar uma reunião. “Queremos trazer mais praticidade e agilizar a experiência de vídeo no chat, removendo a barreira de login ou instalação em outras plataformas”, diz Christian Byza, gerente de produto para eventos virtuais no LinkedIn.
O LinkedIn usou comunicação avançada e APIs de vídeo dos Serviços de Comunicação do Azure para criar e incorporar recursos de videoconferência em toda a sua plataforma social. Os membros podem rapidamente configurar e participar de chamadas no ambiente de mensagens, sem precisar entrar em qualquer outro lugar ou fazer download de outro aplicativo. Além disso, os membros desfrutam de uma experiência de usuário familiar de ponta a ponta no ecossistema do LinkedIn.
Usando SDKs do LinkedIn, as equipes dentro da empresa podem incorporar funcionalidades nativas de videoconferência em outras áreas da plataforma social, oferecendo oportunidades para expandir o serviço. E no Azure, há garantia de que o serviço permanecerá altamente seguro e compatível – ao mesmo tempo em que é escalado para milhões de usuários em todo o mundo com baixa latência.
Ao adotar a abordagem de plataforma como serviço (PaaS) e escolher os Serviços de Comunicação do Azure, os desenvolvedores do LinkedIn podem focar em criar novos recursos para a plataforma e agregar valor para os membros. A empresa ainda planeja criar integrações de calendário e lembretes por e-mail para ambas as partes, e continuar construindo experiências nativas com as tecnologias da Microsoft.