A Dolby participou do SET EXPO 2025, o evento de tecnologia e mídia mais importante da América Latina, para apresentar suas inovações em áudio e vídeo, como o Dolby Vision e o Dolby Atmos. A empresa promoveu uma ativação interativa em colaboração com parceiros como Claro, Globo, Motorola, Yamaha, TCL, The LED, Lineup, Synamedia e Volvo Cars Brasil.
No estande, os visitantes puderam testar as tecnologias em diversos produtos, como TVs, celulares e até mesmo um carro, o novo SUV elétrico Volvo EX90. Essas demonstrações destacaram o Dolby Vision, que leva o conceito de HDR a outro nível ao oferecer brilho, contraste e cores mais realistas; e o Dolby Atmos, que cria um som multidimensional e imersivo, fazendo o áudio parecer vir de todas as direções, inclusive de cima.
Além das ativações, a Dolby participou do painel “Dolby Everywhere: Do Conteúdo à Jornada do Consumidor, em Diferentes Modelos de Negócio”. A presença da empresa no Brasil tem crescido, e sua participação no SET EXPO 2025 reforçou a estratégia de se aproximar de criadores, produtores e consumidores.
Do cinema para a casa do consumidor
Conforme relatou Giovanni Asselta, gerente de relações de conteúdo para a América Latina da Dolby, a companhia começou a atuar no cinema nas décadas de 50 e 60. A busca por levar essa mesma qualidade ao consumidor doméstico veio nas décadas de 80 e 90.
“Começamos a mostrar para os fabricantes de produtos voltados para o consumidor, isso já nas décadas de 80 e 90, a importância de também levar essa qualidade sonora para casa”, explica Asselta.
Ele completa, dizendo que a partir dos anos 2020 a empresa notou que a marca se tornara sinônimo de qualidade para o consumidor. “Já nos anos 2020, percebemos que o consumidor já conhecia a nossa marca e a remetia à qualidade de som”, conta o executivo. “Então começamos a investir cada vez mais junto aos fabricantes e a desenvolver mais tecnologias para fazer chegar essa experiência para o consumidor.”
Essa busca por aprimoramento constante culminou no desenvolvimento da tecnologia Dolby Atmos, hoje presente em diversos dispositivos como smart speakers, fones de ouvido, TVs e automóveis. A qualidade de som Dolby também está na TV aberta (TV Globo, TV Cultura e Rede TV), em serviços de streaming de vídeo (Netflix, Prime Video, Disney+, HBO, Globoplay) e de música (Amazon Music, Apple Music, Tidal), com uma novidade a ser divulgada em breve.
A presença da Dolby no SET EXPO 2025 reforça a trajetória de inovação da empresa, que começou nas grandes telas do cinema e hoje alcança bilhões de dispositivos. Com uma atuação cada vez mais abrangente, a Dolby continua garantindo que o público tenha acesso ao melhor em áudio e vídeo onde quer que esteja.
Foto: Divulgação/TecnoInforme