Em um período no qual tanto se debatem os novos formatos de educação, os professores ganham uma opção sem custos para se aprimorar em uma abordagem que integra áreas de conhecimentos e é baseada em projetos. Já está à disposição, para acesso, tanto por smartphones quanto para desktop, o curso Caminhos do STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), desenvolvido pela Samsung em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
O curso, totalmente gratuito e on-line, está disponível para download e no aplicativo do “Respostas para o Amanhã”, utilizado na edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica.
A abordagem STEM, que serve como base para o curso, estimula o desenvolvimento de um aprendizado inovador, criativo e investigativo, considerando as demandas cotidianas dos estudantes para estimular neles o protagonismo na busca por conhecimento. Com o objetivo de auxiliar educadores a estimular alunos constantemente, o curso é organizado em seis módulos, focados em realizar uma discussão sobre o ensino de ciências, apresentar a abordagem STEM, trazer exemplos de projetos nessa perspectiva e de suas contribuições para a aprendizagem, além de propor a elaboração de um plano de trabalho e um momento de avaliação.
O Caminhos do STEM tem carga horária total de 20 horas e dá direito a certificação. São oferecidas leituras, reflexões e atividades, além de uma biblioteca com as referências utilizadas na formatação do curso. A proposta é autoformativa, sem mediador da aprendizagem.
“Com o curso que oferecemos, o professor encontra um novo papel para estimular o protagonismo nos estudantes, passando a ser um mediador na busca por respostas e soluções, o que aumenta o interesse em carreiras científicas, tecnológicas e engenharias”, afirma a gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil, Isabel Costa.
“A abordagem STEM é uma proposta valiosa para auxiliar os educadores no desenvolvimento das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular e, também, para contribuir com os desafios do ensino remoto ou híbrido”, explica a coordenadora da iniciativa nacional do Solve For Tomorrow pelo CENPEC, Ana Cecília Chaves Arruda.
No Brasil desde 2014, a iniciativa já envolveu, ao longo de sete edições, 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos.