O Google anunciou a chegada ao Brasil da Google Nest Audio, sua caixa de som inteligente com Google Assistente integrado. Ela foi desenvolvida especialmente para os amantes da música e projetada para reproduzir músicas, podcasts e outros tipos de áudios. O aparelho, segundo dispositivo da linha Nest a desembarcar no país, já se encontra à venda nos principais varejistas por R$ 849. O lançamento vem com uma oferta especial: quem comprar o produto pode ganhar até três meses gratuitos de YouTube Premium, para curtir suas músicas favoritas sem anúncios no Nest Audio.
O Nest Audio foi criado por uma equipe de especialistas em áudio que inclui músicos, produtores musicais, designers de som e especialistas em machine learning. Juntos, eles investiram mais de 500 horas de ajustes para garantir o melhor equilíbrio entre graves, médios e agudos, a fim de oferecer um som encorpado, claro e natural. “O nosso objetivo é garantir que o Nest Audio seja fiel à sonoridade idealizada pelo artista no momento em que gravou a música no estúdio”, explica a head de marketing de hardware do Google para a América Latina, Maia Mau.
O novo produto do Google também apresenta mudanças de design em relação ao Nest Mini, que é vendido no Brasil desde novembro de 2019. Enquanto o Nest Mini tem um formato circular de tamanho compacto, de menos de 10 cm de diâmetro e 200 gramas de peso, o Nest Audio tem o formato de um retângulo, com medidas de 17,5 cm de altura e 12,4 cm de largura, e pesa pouco mais de 1 quilo.
Para oferecer vocais nítidos e graves poderosos, o Nest Audio possui um tweeter de 19 mm para cobertura consistente de alta frequência e um mid-woofer de 75 mm que destaca os graves. Os vocais têm profundidade, o que possibilita que o Nest Audio execute bem todos os gêneros musicais: clássico, R&B, pop e muito mais.
Quem tem outros dispositivos da linha Nest em casa, como o Nest Mini, poderá agrupá-los ao Nest Audio para tocar uma mesma música simultaneamente em diferentes aparelhos. Além disso, é possível configurar dois dispositivos Nest Audio como um par estéreo, separando os canais “esquerdo” e “direito” das gravações. Já quem tem um Chromecast poderá usar o novo alto-falante inteligente do Google para acionar a TV e assistir a filmes ou séries (basta dizer, por exemplo, “Ok Google, assistir a Stranger Things no Netflix”).
Os controles físicos do Nest Audio, como “Play/Pause”, “Abaixar Volume” e “Aumentar Volume”, podem ser acionados com leves toques na parte superior do aparelho. Para desligar o microfone, basta deslizar a chave presente na parte de trás do dispositivo (uma luz laranja será acesa para indicar que o microfone está desativado).
O Nest Audio conta com todos os benefícios do Google Assistente. Com ele, é possível saber a agenda do dia, a previsão do tempo, a tradução de uma expressão em outro idioma ou até mesmo criar lembretes para as tarefas. Como o Nest Audio pode conversar com TVs, lâmpadas e plugues inteligentes, entre vários outros aparelhos, pessoas com o dispositivo podem desempenhar uma série de tarefas usando apenas a voz, como assistir a um vídeo na TV, iniciar a limpeza da casa e controlar as lâmpadas.
No Brasil, existem hoje mais de uma centena de dispositivos inteligentes que fazem parte do ecossistema aberto e gratuito do Google Assistente. Entre elas, aparelhos de marcas brasileiras e internacionais, tais como Positivo, Multilaser, TCL, iRobot, LG e Sony.
A missão do Google é criar uma casa mais útil, a partir de dispositivos e serviços que cuidem e ajudem as pessoas, sempre respeitando os Princípios de Privacidade e Segurança . Por isso, o microfone do Nest Audio pode ser completamente desligado a partir do interruptor do aparelho na posição “off”. A qualquer momento, é possível controlar quais dados são usados para personalizar as experiências e apagar o histórico de ações e pesquisas pela seção Minhas Atividades no aplicativo Google Home e também pelo navegador, no endereço myactivity.google.com .
Para configurar e controlar o Nest Audio é preciso ter instalado o aplicativo do Google Home, disponível para Android e iOS.