A Unicred decidiu inserir a inteligência artificial nos atendimentos com os bots. Em parceria com a Ubots, especialista em soluções de relacionamento digital, foram desenvolvidos dois robôs, o bot Edu e a Duda, que estão presentes em websites, aplicativo móvel da Unicred, intranets, WhatsApp e Facebook Messenger.
“Em 2019, implantamos os chatbots no WhatsApp, facilitando ainda mais o relacionamento entre a empresa e o cooperado. Além disso, vale ressaltar que a Unicred foi nosso primeiro cliente no ramo de cooperativas”, explica o especialista em programação e CEO da Ubots, Rafael Souza.
São dois chatbots que atuam no atendimento digital com o cliente, o bot Edu e a Duda.
O Edu é o assistente virtual da Unicred que atua como um mediador para auxiliar os cooperados a realizarem diversas operações, como resgates, estornos de pagamentos, alteração de limites de transferências, cadastro de favorecidos, sustação de cheques e a configurarem o token de seus aparelhos. Além disso, ele também tira dúvidas sobre PIX, alteração de senhas e DDA.
O atendimento é feito em três canais: o aplicativo Mobile Unicred, WhatsApp central de relacionamento, ainda possui um transbordo da URA, o 0800 2007 302, direcionando para o WhatsApp.
A Duda foi desenvolvida com o objetivo de fornecer um atendimento para os colaboradores da Unicred, com o apoio no dia a dia. Ela auxilia com informações rápidas e completas sobre os serviços e processos da empresa, no qual foi customizada de acordo com a necessidade da cooperativa. Além disso, conta com mais de 30 assuntos para atender os funcionários.
Para a Unicred, os principais benefícios gerados com a implementação dos chatbots foram maior agilidade no atendimento, auxílio com questões mais simples dos clientes e, em casos mais complexos em que o bot não consegue ajudar 100%, ele realiza uma triagem e direciona para o time correto, desta forma, o atendente humano consegue resolver o problema/dúvida com mais rapidez.