A ClickBus, plataforma de vendas de passagens de ônibus, anuncia um investimento de R$ 15 milhões no desenvolvimento de uma inteligência artificial própria. O objetivo é aprimorar a experiência dos passageiros, oferecendo uma jornada completa que vai desde a escolha do destino até o pós-viagem. Segundo o CEO da ClickBus, Phillip Klien, a iniciativa reflete uma base tecnológica robusta. “Para oferecer as melhores soluções, é preciso ter uma base sólida, e estamos fazendo justamente isso”, afirma. Ele destaca que a IA já é usada internamente em todos os departamentos e, agora, a empresa leva essa facilidade para seus usuários. “A grande aposta da companhia é na IA conversacional. Num segundo momento, essa tecnologia, integrada ao nosso aplicativo, vai gerar uma jornada muito mais tranquila e completa para o usuário.”
Tecnologia proprietária e aberta
Para o desenvolvimento da IA, a companhia trabalhou com mais de 50 modelos e agentes de produção e utilizou mais de 40 fontes de dados, resultando em cerca de 80 TB de dados curados. O diretor de Dados, César Carvalho, explica que essa base de dados garante a credibilidade das respostas. “A credibilidade das respostas é nossa prioridade. Por isso, a IA da ClickBus trabalha com os 80 TB de dados curados pela empresa, sem buscar informações na internet”, completa o executivo, que lembra que esses dados são sempre atualizados.
Além de ser proprietária, a tecnologia da ClickBus é aberta. A empresa é a primeira no setor rodoviário a lançar um servidor MCP (Model Context Protocol) próprio, que permite à IA utilizar de forma autônoma os recursos da plataforma. De acordo com o CTO, Fabio Trentini, o MCP é “a porta USB do mundo da inteligência artificial”. Ele explica: “Estamos abrindo a nossa rede para um futuro onde agentes de IA poderão, por exemplo, comprar passagens e solicitar corridas de viagens urbanas de forma autônoma, conversando diretamente entre si.”
IA como assistente de viagem
O diretor de produto, Caio Tozzini, detalha a aplicação da IA na jornada do usuário do app. “A IA ajuda o viajante a ter uma experiência mais completa. Em cada etapa da viagem, existem outras opções e funcionalidades que a IA pode solucionar, como tirar dúvidas sobre o destino, sobre a viagem em si, e até ajudar a economizar, mostrando as datas em que os preços das passagens são mais baixos”, explica. Tozzini ressalta que a IA está presente em todos os processos de compra. “Com a ajuda da IA, o aplicativo se torna muito mais proativo. Estamos sempre estudando e entendendo as necessidades dos usuários para desenvolver uma experiência cada vez mais personalizada”.
Pesquisa revela uso e receios com IA
A diretora de marketing e Growth, Michele Xavier, complementa que a IA é uma ferramenta essencial no planejamento. “As pessoas buscam a IA, principalmente, para ajudar no planejamento, na organização do tempo, e, segundo nossa pesquisa, 46% dos entrevistados usam a IA para planejar viagens e passeios”, destaca.
Uma pesquisa da ClickBus com mais de mil clientes revelou que a familiaridade com a IA é alta: 85% dos entrevistados afirmam conhecer a tecnologia. Curiosamente, a confiança na IA para dar recomendações de viagem (43%) superou a confiança no atendimento humano (36%). Os passageiros esperam que a tecnologia ajude a prever atrasos e ofereça um atendimento ágil e eficiente.
Apesar da familiaridade, 99% dos entrevistados têm algum receio em relação à IA. As principais preocupações são o uso da tecnologia para golpes (73%), a dificuldade em diferenciar o que é real do que é gerado por IA (66%) e o uso indevido de dados pessoais (63%). A pesquisa também destacou diferenças geracionais, com os mais jovens priorizando a experiência e os mais velhos valorizando a “certeza de chegar”.
A pesquisa reforçou que os consumidores veem a IA como uma ferramenta útil para poupar tempo e dinheiro, com 68% dos entrevistados afirmando que usariam a tecnologia com mais frequência se ela os ajudasse a economizar. No entanto, os usuários estabelecem limites claros para a IA, especialmente em decisões pessoais, de saúde ou que envolvam o controle de emoções.
Crescimento e futuro do mercado rodoviário
Com um faturamento de R$ 1,1 bilhão no primeiro semestre deste ano, a ClickBus se consolida no mercado, que conecta 6,8 mil destinos e movimenta cerca de 15 milhões de viajantes. A empresa, que já vendeu 62 milhões de passagens, foi pioneira em inovações como bilhete eletrônico e programas de cashback. A aposta na IA reforça o compromisso em digitalizar o transporte rodoviário. “Acreditamos que o mercado tem se transformado de forma ágil e há uma oportunidade iminente de ser aproveitada”, afirma o CEO Phillip Klien. Ele conclui que a IA ideal para viagens rodoviárias é aquela que “antecipa, informa e age com atualizações em tempo real tornando a jornada do viajante em algo prazeroso e tranquilo.”