O Google Cloud Summit Brasil 2025 foi um marco para a estratégia da empresa no país. A importância do mercado brasileiro foi destacada pela presença de Thomas Kurian, CEO global do Google Cloud, que visitou o Brasil pela primeira vez para o evento. Ao lado de Ricardo Fernandes, head do Google Cloud Brasil, os executivos reforçaram o papel do país como um polo de inovação e tecnologia.
Ricardo Fernandes ressaltou o impacto real das inovações na vida das pessoas, mencionando que a companhia já realizou mais de três mil anúncios somente em 2025. Segundo ele, o foco da empresa é mostrar os resultados práticos da tecnologia, e não apenas o seu potencial. O executivo também enfatizou a importância do capital humano, afirmando que “as pessoas sempre serão mais importantes para a companhia”.
A empresa também mostrou como o uso do Gemini está ajudando organizações locais como BV, Casas Bahia, Centauro, Dasa, EBANX, Eletrobras, Eneva, Globo, Grupo Boticário, Grupo Marista, Hering, Hospital Sírio Libanês, Jusbrasil, Maritaca AI, Natura, Pernambucanas, Receita Federal, Rede Américas, Sami, Sebrae São Paulo, Serpro, SOMAH, UOL e Vibra Energia a desencadear inovação e transformar suas organizações.
Inovações em infraestrutura e modelos de IA
Um dos anúncios mais relevantes foi a instalação dos TPUs v6 Trillium na região de nuvem de São Paulo. Esses processadores de alto desempenho, que são os mais eficientes da empresa até o momento, permitirão que clientes brasileiros rodem cargas de trabalho de IA com baixa latência, o que é essencial para aplicações em tempo real. A presença local dessa infraestrutura atende a uma demanda crescente por soberania de dados, permitindo que as organizações mantenham seus dados e modelos de IA no país.
Outra novidade é a possibilidade de rodar o modelo Gemini 2.5 no Vertex AI no Brasil, um avanço significativo para empresas com requisitos de segurança e residência de dados. Complementando essa oferta, o Google Cloud também lançou o Gemini no Google Distributed Cloud, permitindo que organizações utilizem o poder dos modelos Gemini em seus próprios data centers.
Foco em capacitação e expansão
Para acelerar a adoção da IA em diferentes setores, o Google Cloud lançou o Gemini for Government e o Gemini for Education. O primeiro foi projetado para auxiliar agências governamentais a melhorar serviços e eficiência, enquanto o segundo oferece às universidades acesso a modelos premium de IA e aprimora a privacidade dos alunos.
A empresa também reforçou seu compromisso com a capacitação e o ecossistema local. O evento Capacita+ IA busca alcançar o Recorde Guiness como a maior aula híbrida de IA já realizada, com a meta de treinar 200 mil pessoas em um único dia. Além disso, o Google Cloud Summit será expandido para outras cinco cidades brasileiras, com o objetivo de fortalecer as parcerias com consultorias e plataformas de tecnologia.
Foto: Divulgação Google Cloud















































