O Grupo Boticário está com inscrições abertas para a 5ª edição do Programa Desenvolve, que oferece cursos de capacitação gratuitos e on-line para formar e incluir talentos em tecnologia, contribuindo para a transformação social e do mercado de tecnologia. Nesta edição, a iniciativa apresenta um novo formato, com uma trilha de Fundamentos de Dados e Inteligência Artificial na primeira fase e cursos mais avançados na segunda fase. Serão disponibilizadas 20 mil vagas para a primeira fase do programa, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade social e pertencentes a grupos diversos (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e pessoas 45+). Os interessados podem se candidatar até 14 de abril pelo site Link
A primeira fase oferece 20 horas de capacitação em fundamentos essenciais, como lógica de programação, inteligência artificial para negócios, desenvolvimento de software e análise de dados. Ao concluir essa etapa, o participante recebe uma certificação e pode concorrer a uma das mil vagas disponíveis para a fase dois do programa. Nele, os selecionados poderão escolher uma das três trilhas para aprofundar o aprendizado: Desenvolvimento de Software (criação de soluções inovadoras e eficientes para o mundo digital); UX Design (projeção de experiências digitais intuitivas e eficazes); e Engenharia de Dados (análise e interpretação de informações para decisões estratégicas).
Na segunda fase do programa, além da especialização, os alunos terão acesso a palestras, mentorias exclusivas com profissionais do Grupo Boticário e suporte direto de especialistas para acelerar seu crescimento.
Como participar
Como pré-requisitos para a primeira fase do programa, é preciso ter 18 anos completos até 23/3/2025, ensino médio completo, possuir renda per capita de até 2,5 salários mínimos, residir em qualquer localidade do Brasil, não ser colaborador do Grupo Boticário e não ter participado da iniciativa em anos anteriores. Interesse na área de tecnologia e disponibilidade para participar das aulas ao vivo também fazem parte dos critérios.
Já para participar da fase dois, é preciso também ter concluído 100% do curso básico entre 17 de abril a 17 de maio de 2025 (quem não concluir nesse período poderá finalizar até outubro, mas sem elegibilidade para a segunda fase do programa); além de ter realizado uma vídeo entrevista de um minuto, finalizado um teste virtual e o teste da trilha desejada dentro do mesmo período. Os critérios acima, somados aos fatores de diversidade apresentados no edital, gerarão a pontuação que definirá os mil candidatos ranqueados a serem convocados para esta fase.
Foto: Divulgação.