Os brasileiros sentiram falta de viajar durante a pandemia: três em cada cinco (62%) viajantes internacionais brasileiros afirmam ter mais vontade de viajar para o exterior agora do que nunca. É o que descobriu uma pesquisa encomendada pela Wise (ex-Transferwise), empresa de tecnologia global.
Mas, antes de correr para comprar as passagens e reservar o hotel para as próximas férias, é importante se planejar. Alguns aplicativos são ótimos aliados na hora de se programar e também durante a viagem – garantindo mais economia, segurança, praticidade e conveniência. Abaixo, confira sete apps que todo viajante precisa ter no celular:
A conta multimoedas da Wise permite ao usuário manter saldo em mais de 50 moedas em um só lugar, funcionando como uma casa de câmbio no celular. Recentemente, a empresa também lançou no Brasil seu cartão internacional, com o qual é possível gastar em mais de 200 países e territórios onde a bandeira Visa é aceita, de maneira até sete vezes mais barata se comparada com o uso de outros cartões de crédito internacionais do mercado.
A Wise ainda tem menor custo de conversão entre o real e a moeda estrangeira – para dólares americanos, por exemplo, o custo de conversão é de 0,9%, o que representa até metade do custo de conversão dos concorrentes. Além disso, é possível transferir dinheiro para o exterior com taxas baixas e justas comunicadas com transparência durante todo o processo – além de não ter que pagar o spread cambial, que é a diferença entre o valor do câmbio comercial e a taxa de câmbio adotada pelas empresas na conversão.
Parceiro dos motoristas brasileiros, o Waze é pioneiro em navegação social e recomenda consistentemente as rotas mais rápidas em tempo real. O app não pode faltar no celular de quem estiver pensando em dirigir durante a viagem. O usuário ainda pode encontrar pela plataforma estacionamentos e postos de gasolina mais em conta, além de mapear rotas alternativas – escapando do tráfego intenso e do rodízio de carros, aplicado em alguns países e regiões. O mapa da plataforma é atualizado por uma comunidade ativa de usuários voluntários locais, o que garante que ele esteja sempre de acordo com as possíveis mudanças e interdições.
Às vezes, o idioma pode ser um empecilho ao visitar um país estrangeiro. De acordo com a pesquisa da Wise com a Morning Consult, 32% dos viajantes internacionais brasileiros consideram desafiador lidar com diferentes idiomas em viagens para o exterior, mas não saber falar uma língua estrangeira jamais deve ser um impeditivo.
O Duolingo é a plataforma de idiomas mais popular e o app educacional mais baixado do mundo, e foi desenvolvido para tornar o processo de aprendizado divertido, acessível, efetivo e gratuito. São mais de 100 cursos em 40 idiomas diferentes, de inglês, espanhol e francês até alemão e japonês.
As lições do app focam em objetivos da vida real, como fazer pedidos em um restaurante e as normas sociais na aprendizagem da língua – o que pode ser particularmente útil durante uma viagem. Além disso, de acordo com o Duolingo Language Report de 2021 (relatório anual sobre o aprendizado de idiomas), enquanto na maioria dos países, as principais motivações para se estudar um novo idioma foram relacionadas a família e cultura, no Brasil o motivo viagem cresceu significativamente em 2021, ficando atrás apenas de escola.
Para quem está planejando a próxima viagem e ainda não entrou no Pinterest, agora é o momento certo para baixar o app ou acessar o site. Pesquisas relacionadas a viagens aumentaram 60% no último ano na plataforma de inspiração e estão entre as buscas mais populares entre os usuários. O Pinterest também listou os tipos de viajantes que serão mais comuns após a pandemia, como os nômades digitais (as buscas por estilo nômade tiveram um aumento de 80% em 2021).
A plataforma tem mais de 400 milhões de usuários mensais ao redor do mundo e é um espaço positivo on-line para planejar a viagem de forma fácil e inspiradora. Isso porque é possível encontrar roteiros, dicas de viagem, receitas, cultura, locais onde se hospedar e colocar na bucket list lugares para conhecer, e ainda como se organizar financeiramente para tirar a viagem dos sonhos do papel.
Apps de acomodações
Seja qual for a preferência – aluguel de casa inteira, quarto de hotel ou couchsurfing -, há um app pensado para o gosto do viajante. As plataformas comparam preços, trazem avaliações de antigos hóspedes, permitem reservar e cancelar on-line e se adaptam às necessidades do usuário – desde um wi-fi potente para trabalhar e falar por vídeo com a família ou um ar-condicionado para trazer mais conforto à noite. Com a multiplicação de apps do gênero, ficou mais fácil encontrar uma acomodação que seja do gosto do cliente e que caiba no orçamento.
Apps de passagem
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro indica que as passagens aéreas tiveram alta de 56,81%, no acumulado de 12 meses. Os preços salgados são um problema para os viajantes, mas aplicativos de passagem podem ajudar a minimizar os gastos com o voo.
Com plataformas especializadas é possível comparar os preços das passagens em relação a outras datas, conferir qual companhia aérea está com voos mais baratos e emitir alertas para quando a passagem estiver dentro do orçamento estipulado pelo viajante.
O destino da viagem já foi decidido? Então é hora de se informar sobre as exigências necessárias para cruzar a fronteira. A tendência é que a maioria dos países tenha uma demanda em comum: o passaporte da vacina contra a Covid-19.
Com o aplicativo do ConecteSUS, o viajante consegue acessar seu comprovante de vacinação, que é exigido inclusive em muitos passeios nacionais. Para destinos no exterior, uma dica é tirar um print da tela do QR code e evitar transtornos relacionados à conexão da internet e instabilidade do app.
Foto: Divulgação.