Com a chegada da Black Friday, cresce a preocupação com o aumento das fraudes no ambiente virtual. O aumento de ataques de phishing, da publicação de sites falsos, dos ataques a bancos de dados das empresas, ou mesmo dos anúncios de produtos falsos representam um desafio tanto para varejistas como para os consumidores.
Existe uma corrida tecnológica constante entre quem comete as fraudes e as empresas que atuam na prevenção delas. Cada vez que uma nova tecnologia é desenvolvida para proteger as pessoas, os criminosos estudam e criam novos golpes para tentar vencê-las. O uso de deep fakes para derrotar verificações de biometria facial é um bom exemplo dessa evolução. Além disso, os fraudadores estão sempre buscando formas de maximizar seu retorno financeiro. O uso de bots para realizar centenas ou até milhares de compras automáticas com cartões roubados ilustra esse esforço. “Por mais que exista um comprometimento por parte do e-commerce com o combate às fraudes e aos golpes, existe uma parte do trabalho de prevenção que precisa ser feito pelos consumidores. Entender como as fraudes mais comuns funcionam, prestar atenção no que você está fazendo, e usar as ferramentas à disposição é o que você precisa para ter uma experiência de compra tranquila”, comenta o CEO da BigDataCorp e especialista em segurança digital, Thoran Rodrigues.
Para garantir sua segurança na Black Friday, o especialista separou algumas dicas essenciais para a hora das compras:
A atenção é sua maior aliada: A grande maioria dos navegadores avisa, com páginas especiais, mudanças de cor na barra de navegação, ícones de alerta e mensagens, quando você está tentando acessar um site que pode ser considerado suspeito. Se ver um aviso desse tipo, não ignore!
Evite links promocionais: Lojas sérias só enviam comunicados e links de promoções para clientes cadastrados que aceitaram receber essas mensagens. Independentemente do canal pelo qual você recebeu a comunicação (e-mail, SMS, WhatsApp ou qualquer outro), evite clicar nos links. Acesse o site da loja, e busque a promoção diretamente por lá.
Verifique a segurança dos sites: Assim que entrar em um site ou clicar em um link, confira a barra do seu navegador para ter certeza de que o site tem o “https” no começo do endereço, que indica o uso de um certificado SSL. Além do certificado garantir a criptografia dos dados, você pode também ver os detalhes para garantir que ele é da empresa que você espera. Muitos navegadores indicam com sinais de alerta ou páginas de aviso problemas de segurança, preste atenção.
Confira o endereço do site: Do mesmo jeito que você confere o endereço quando vai visitar alguém pessoalmente para não entrar no lugar errado, verifique o endereço do site que está acessando. Sites falsos são criados com endereços que tentam parecer verdadeiros, com pequenas variações na grafia, e com páginas que tentam imitar lojas conhecidas. Certifique-se de que está no site correto, no endereço que você queria ir.
Proteja o seu dinheiro: O objetivo das fraudes é roubar seu cartão de crédito ou fazer você transferir dinheiro para a conta errada. Usando cartões virtuais (que você geralmente pode obter no aplicativo do seu banco) ou carteiras eletrônicas (como PayPal ou MercadoPago), você protege seus cartões. Evite o pagamento por boleto, usando o Pix para fazer transferências sempre que possível, conferindo os dados de quem vai receber o dinheiro.
Cuidado com os descontos excessivos: Todo mundo gosta de uma boa oferta, e os fraudadores sabem disso. Ofertas com preços muito baixos são um chamariz muito usado em golpes, que podem ir do “receber o dinheiro e não mandar o produto” até o roubo de informações. Se o desconto é muito grande, desconfie.
Não fique quieto: Uma das maiores vantagens dos fraudadores é o silêncio dos consumidores. Se você vir uma transação suspeita na sua conta ou cartão, fale com o banco imediatamente. Se receber uma mensagem ou e-mail suspeito, entre em contato com o canal oficial da loja. Quanto mais rápido um problema é comunicado, mais fácil é identificar o fraudador, e menores são as chances de outras pessoas sofrerem golpes similares.
Existem muitas ferramentas já disponíveis hoje sem custo para todos os consumidores que podem ajudar a evitar problemas na hora das compras. A maioria dos bancos, por exemplo, disponibiliza números de cartão de crédito “virtuais”, que valem exclusivamente para uma compra e depois são cancelados, o que evita problemas no caso de vazamento de dados. Os recursos de monitoramento das transações (sejam de cartão ou Pix) facilitam a identificação de compras indevidas, que podem ser questionadas. Tudo isso são elementos que aumentam a segurança e evitam prejuízos.
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