Por ser uma alternativa rápida e trazer diversas facilidades aos consumidores, as compras on-line já se tornaram uma realidade na vida dos cidadãos. O aquecimento deste setor no Brasil, causado pela pandemia de Covid-19, demonstra que 47% dos habitantes têm feito mais compras no ambiente digital do que antes do distanciamento social.
Apesar de ter se tornado um hábito, é preciso agir com precaução. Ainda há riscos de sofrer com golpes e fraudes que podem causar prejuízos financeiros expressivos. O VIPy, aplicativo de segurança digital desenvolvido pelo Movimento Compre&Confie, atua gratuitamente na proteção e monitoramento do CPF dos seus usuários no e-commerce, evitando a ocorrência de possíveis compras fraudulentas.
Além do aplicativo, que chegou a detectar quase duas mil fraudes em 2020, os compradores precisam dispor de outros cuidados para se resguardar no varejo on-line. É essencial checar a reputação da loja, por meio das avaliações de outros clientes e do selo de confiança exposto no rodapé do site, além de pesquisar pelo CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) do comércio para garantir sua existência.
Durante o cadastro nos varejistas, não é solicitado que o cliente revele a senha do cartão de crédito, pois essa informação não é necessária para concluir qualquer compra. Sendo assim, é preciso se atentar e nunca fornecer esse tipo de dado, principalmente se o pedido for feito por e-mail. Ademais, é importante desconfiar de preços muito abaixo da média, visto que é um quesito muito atrativo para os clientes. O ideal é fazer uma pesquisa entre as concorrentes e optar por um valor em conta, porém, semelhante.
“Trabalhar com segurança digital e proporcionar bem-estar aos consumidores sempre foi nosso propósito. Estamos em busca de garantir e certificar que as pessoas tenham controle de suas compras na internet e que possam ter certeza de que seus dados estejam em segurança”, afirma a CEO do Movimento Compre&Confie, Andrea Fernandes.