De acordo com a consultoria Newzoo, o mercado de games deve movimentar, só no Brasil, cerca de US$ 2,3 bilhões em 2021. Para auxiliar quem planeja ingressar nesse bilionário mercado, o gerente acadêmico nacional da escola SAGA, rede de escolas de games e arte digital, Igor La Luz, preparou algumas dicas.
Escolha sua área de atuação
Há inúmeras alternativas dentro do setor de desenvolvimento de games, como game designer, produtor, programador, roteirista, engenheiro de som, técnico em 3D, animador, game tester etc. O ideal é conhecer cada uma das áreas, suas tarefas e responsabilidades e escolher a que melhor combina com seu conhecimento e aptidão.
Busque uma formação
A característica mais importante para um desenvolvedor é a aplicação do conhecimento e o estudo constante. Portanto, o investimento em uma formação qualificada faz toda a diferença na hora de criar um portfólio e divulgar o trabalho.
Melhore seu inglês
Quanto melhor souber se comunicar em inglês, mais chances terá de se destacar no mercado de jogos digitais, abrindo portas, inclusive, fora do país. Muitos conteúdos para estudo aparecem nesse idioma, sem falar nos softwares, geralmente desenvolvidos na língua inglesa. Por isso, a fluência na leitura é um enorme diferencial.
Conheça as ferramentas
Unreal, Lua, Godot e Unity são quatro das principais ferramentas de desenvolvimento de games, especialmente para quem está dando os primeiros passos na carreira. Ter familiaridade com essas engines é essencial. Uma boa forma de começar é aprendendo a compor o cenário de um jogo na Unreal.