O EBANX lança o Códigos do Amanhã, curso totalmente gratuito para formação na área de programação, dirigido a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa oferece 50 vagas, conta com a metodologia da Resilia Educação e será realizado nos formatos on-line e presencial. As inscrições já estão abertas no site e vão até 6 de janeiro de 2022.
O projeto é voltado a moradores de Curitiba e Região Metropolitana e não é necessário conhecimento prévio em programação para se inscrever. Podem participar candidatos que tenham concluído o Ensino Médio, ou que irão concluir até o fim de 2021, e comprovem renda mensal de até R$ 800. Com a iniciativa, o EBANX almeja proporcionar uma experiência completa para capacitar novos desenvolvedores Web Full Stack, modalidade que dialoga com todas as tecnologias de front-end (a aparência de um site ou aplicativo), de back-end (toda a parte interna de funcionamento) e de banco de dados.
“Olhando para o mercado da tecnologia, há uma crescente demanda por novos profissionais, mas as oportunidades nem sempre são as mesmas para todos, considerando as trajetórias e desafios pessoais. Neste contexto, aprender programação é um caminho de empregabilidade. Foi assim que nasceu o Códigos do Amanhã – uma possibilidade de dar acesso a quem não teria condição de custear essa formação e, ao mesmo tempo, tornar o mercado de tecnologia mais rico em perspectivas diversas”, afirma a coordenadora de comunidade do EBANX, Michelle de Cerjat.
Integralmente custeado pelo EBANX, o curso de Programação Web Full Stack com a metodologia da Resilia Educação terá início em fevereiro de 2022 e está destinando metade das vagas exclusivamente para candidatos negros, pessoas com deficiência, pessoas trans e mulheres. Além de aprender fundamentos básicos de tecnologia, com conteúdos sobre redes, programação, banco de dados, arquitetura, segurança e qualidade, os participantes contarão com o acompanhamento de um time multidisciplinar de profissionais da fintech e terão a oportunidade de desenvolver diferentes habilidades comportamentais, como liderança, trabalho em equipe, comunicação assertiva, empatia e resiliência, com vistas a se prepararem para a sua entrada no mercado de trabalho.
Para aqueles que não possuem computador, não há com o que se preocupar: serão oferecidos todos os equipamentos e a estrutura necessária para os selecionados, além de uma bolsa-auxílio de R$ 1 mil, vale alimentação e vale transporte, entre outros benefícios já previstos. O regulamento completo e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no site do projeto, junto com o formulário para inscrições.