A Lexar anuncia o ES5 Magnetic Portable SSD, uma nova solução de armazenamento de alta performance que se conecta magneticamente a smartphones e outras superfícies.
Este SSD foca em criadores de conteúdo que utilizam smartphones, oferecendo velocidades de transferência de até 2000 MB/s (leitura e escrita). Esse alto desempenho permite a gravação direta de arquivos de vídeo pesados, suportando formatos como Apple ProRes 4K a 120 FPS (compatível com as séries iPhone 16 e 17) e Samsung Pro Video 8K a 30 FPS (em dispositivos como o Samsung S25).
Disponível em capacidades de até 4 TB, o ES5 é ideal para longas sessões de gravação sem interrupções. O dispositivo também foi projetado para uso em campo, apresentando um design robusto com classificação IP65 de resistência à poeira e água, além de proteção contra quedas de até três metros.
Para garantir ampla compatibilidade, o SSD vem com um anel acessório que permite a fixação magnética em dispositivos que não possuem MagSafe nativamente. O ES5 também possui um design fino com revestimento de silicone líquido e controle térmico para manter o desempenho ideal durante o uso.

Foco no mercado brasileiro
Visitei o estande da Lexar durante a Brasil Game Show (BGS) 2025, realizada em São Paulo no início de outubro. Durante a visita, conversei com Luis Valladares, gerente geral da Lexar para a América Latina e Caribe, que ressaltou a importância do país para a companhia.
“Atualmente, o Brasil representa cerca de 60% das vendas da Lexar na América Latina”, afirmou Valladares. Ele comentou ainda que, a cada ano, a participação brasileira dobra, consolidando o país como um mercado prioritário. “Com essa importância, prevemos oferecer uma rede de serviços locais já em 2026”, anunciou o executivo.
No estande, a marca apresentou seu portfólio de produtos, com foco em soluções para criadores de conteúdo e gamers. Valladares destacou dois lançamentos de cartões de memória que já estão disponíveis no Brasil:
- Lexar ARMOR: Voltado para fotógrafos e videomakers que trabalham em condições adversas, este cartão (um SDXC UHS-II) possui estrutura metálica de aço inoxidável. Segundo o executivo, ele é “voltado para profissionais que passam por situações extremas”, pois suporta temperaturas de operação de -25°C a 85°C, além de ser resistente à água e poeira (classificação IP68) e a quedas. O produto chega ao Brasil com capacidades de 64 GB a 512 GB.
- Lexar PLAY PRO microSD Express: Focado na próxima geração de consoles portáteis, como o Nintendo Switch 2, este cartão microSD utiliza o novo padrão SD Express (baseado em tecnologia PCIe e NVMe). Isso permite o processamento de dados em velocidades muito superiores, atingindo até 900 MB/s de leitura e 600 MB/s de escrita. Essa performance é projetada para reduzir drasticamente o tempo de carregamento dos jogos. Ele está disponível em capacidades de 256 GB, 512 GB e 1 TB.
Fotos: divulgação















































