A Mastercard se juntou à Sympla, principal plataforma de eventos do Brasil, e à Yuno, uma orquestradora global de pagamentos com sede na América Latina, para levar seu Serviço Payment Passkey à região e acelerar o processo de pagamento seguro online para os consumidores. A partir de janeiro, Sympla e Yuno serão os primeiros parceiros da região e do mercado brasileiro a oferecer essa solução inovadora a seus clientes, seguida de uma expansão mais ampla.
O Serviço Mastercard Payment Passkey simplifica o e-commerce e revoluciona a jornada do consumidor. Ao usar biometria baseada em dispositivos, como impressões digitais ou reconhecimento facial, as chaves de pagamento substituem outros métodos de autenticação, como senhas de uso único (OTPs), tornando as transações online não apenas mais rápidas e convenientes, mas também mais seguras contra fraudes e golpes.
Pesquisas da Mastercard mostram que 90% dos consumidores em todo o mundo acreditam que a biometria é mais segura e conveniente do que senhas. Na América Latina, especificamente, uma pesquisa realizada em 2023 revelou que 85% dos entrevistados preferem usar autenticação biométrica em vez de senhas tradicionais para transações online. Comparadas às OTPs, que são cada vez mais vulneráveis a golpes online como phishing, troca de SIM e interceptação de mensagens, as chaves de pagamento oferecem uma experiência prática e bem protegida aos consumidores.
O Serviço Mastercard Payment Passkey utiliza a tecnologia de tokenização da Mastercard, que substitui o número primário da conta (PAN) por um token, garantindo que nenhum dado do cartão seja compartilhado com terceiros e que ele seja inútil para fraudadores e golpistas em caso de violação de dados.
Com as chaves de pagamento, os consumidores podem escolher seu cartão Mastercard ao realizar o pagamento com Click to Pay ou selecionar um cartão já armazenado de forma segura no sistema de um comerciante. Para confirmar o pagamento, é possível usar a autenticação biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial já disponíveis em seus dispositivos. Após a autenticação bem-sucedida, a transação é concluída.
Para os e-commerces, isso significa menos carrinhos abandonados e um risco menor de fraudes, enquanto os consumidores se beneficiam de pagamentos mais rápidos e tranquilos. Para os emissores, esta é uma alternativa para autenticar seus clientes, reduzindo o risco de golpes. Segundo um relatório recente, as vendas de e-commerce no varejo na América Latina devem alcançar quase 180 bilhões de dólares este ano.