A plataforma Não Me Perturbe, em operação desde julho de 2019, chegou a 10 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing e empresas de telecom e de oferta de crédito consignado. A iniciativa, criada pelas operadoras de telecom, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. O número de cadastros representa 3,5% da base de 284,9 milhões acessos fixos e móveis existentes no Brasil.
Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores deve fazer o cadastro diretamente no site https://www.naomeperturbe.com.br/ ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.
A plataforma só funciona para ligações de empresas de telecomunicações e para oferta de crédito consignado e não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou redes varejistas. O presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari destacou, no entanto, afirma que ela está aberta para adesão de outros setores. “A plataforma é um compromisso do setor com o cliente que não quiser receber ligações de telemarketing desses dois setores. É uma ação de respeito com o direito de escolha dos consumidores”, comentou Ferrari.
A maior parte dos pedidos de bloqueios está no estado de São Paulo, com 4,8 milhões de números registrados, o que representa 3,5% da base de telefonia móvel e fixa do estado, que tem 77,6 milhões de celulares e 10,5 milhões telefones fixos. Em segundo lugar em volume de cadastros na plataforma Não Me Perturbe está o Paraná com 885,6 mil números, seguido por Minas Gerais com 871,6 mil telefones registrados na plataforma. Já o Distrito Federal tem a maior proporção entre números cadastrados na plataforma e acessos de telefonia. No DF, 6,8% dos acessos de telefone fixo e móveis estão cadastrados na plataforma, um total de 315,4 números.
A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
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