Segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial, entre 2023 e 2027, algumas profissões terão um grande potencial de crescimento, principalmente relacionadas à área de Inteligência Artificial (IA). De acordo com os dados da entidade, 75% das pessoas acreditam que vão adotar a tecnologia em seus negócios nesse intervalo de tempo, mostrando como essa transformação impulsionada pela OpenAI e o ChatGPT realmente deverá conquistar as organizações cada vez mais.
No Brasil, é possível observar esse movimento na Imersão de Inteligência Artificial da Alura, que alcançou um recorde de 145 mil inscritos em junho. Analisando o perfil dos participantes, muitos deles queriam aprender a utilizar ferramentas desta categoria fora do mercado de tech, em áreas profissionais como Finanças, Vendas e Marketing.
Para o Head da Escola de Data Science da Alura, David Neves, o cenário mostra que a IA pode ter um impacto nas descrições tradicionais de diversas carreiras. “Hoje já existem funções que estão evoluindo para acomodar essa tecnologia, automatizando processos e diminuindo a quantidade de tarefas mecânicas dos times. Além disso, o aprofundamento deu espaço a novas funcionalidades e soluções, indicando que outros cargos antes inexistentes deverão surgir em pouco tempo”, diz.
Olhando para essas transformações, a Alura listou algumas profissões do futuro que estão relacionadas à IA e já estão dando os primeiros passos no mercado. São elas:
Engenheiro de Prompt
A eficiência da IA depende muito de comandos humanos assertivos, por isso um profissional especializado em desenvolver e otimizar prompts para gerar respostas coerentes e relevantes têm se tornado uma função emergente. No entanto, Neves destaca que a demanda pelos engenheiros de prompt não deve se estender por muitos anos:
“Com a crescente presença da IA em nossa rotina, a compreensão de como construir prompts eficazes não poderá se restringir apenas a um grupo de especialistas. Esse conhecimento acabará se transformando em uma habilidade essencial para várias áreas, em vez de ser uma profissão isolada”, ressalta.
Especialista em Design de Interação Máquina-Humano
À medida que a IA se integra mais profundamente à sociedade como um todo, alguns aspectos ganham mais importância para garantir uma boa experiência aos usuários, de modo a facilitar a jornada de clientes e pessoas que precisam utilizar esses sistemas no seu dia a dia. É o caso do design de interação, área em que atuam especialistas que consigam criar interfaces intuitivas e eficazes entre humanos e sistemas de IA.
Especialista em Cibersegurança com foco em IA
Assim como ocorre com qualquer tecnologia, o aumento do uso de IA traz desafios de segurança únicos, que precisam ser enfrentados de modo concentrado e isolado. Dessa forma, especialistas em cibersegurança serão necessários para proteger sistemas e dados contra ameaças avançadas relacionadas a esse tema, ajudando setores públicos e privados a não ficarem expostos a ações de agentes mal-intencionados no mundo digital.
Especialista em Ética em IA
Com a rápida disseminação da IA em vários segmentos do mercado de trabalho, ainda há muitas dúvidas sobre o uso dessa tecnologia; por exemplo, o porque é preciso evitar produzir prompts que tragam dados pessoais ou informações sensíveis da empresa que a pessoa presta serviços.
Por esse motivo, o profissional responsável por preservar pessoas e instituições, garantindo que os sistemas de IA sejam utilizados de maneira ética e responsável, é indispensável para o processo de incorporação e experimentação dessas ferramentas.
Analista de Negócios em IA
Por fim, outra função nova que surgiu por conta da IA e merece destaque é a dos profissionais que compreendem as necessidades exclusivas de cada empresa e desenvolvem soluções personalizadas ligadas a essa tecnologia para otimizar operações. Segundo Neves, o cargo é essencial para a exploração do potencial tecnológico criativo em diferentes organizações:
“A cada dia estamos descobrindo uma nova finalidade da IA, que muitas vezes pode ser interessante para uma companhia de cosméticos, mas não tão útil a um banco. Analistas que compreendem essas aplicações para negócios diversos são determinantes em direcionar projetos, evitando que produtos e serviços inovadores não saiam do papel”, conclui.
Foto: Divulgação.