Uma pesquisa inédita realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) trouxe à luz uma transformação significativa nos hábitos de consumo de conteúdo audiovisual no Brasil. O levantamento, parte da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, revelou que quase metade dos assinantes de TV passa mais tempo consumindo conteúdo por meio de serviços de streaming como Netflix, Prime Vídeo e YouTube, em comparação com a TV por assinatura tradicional.
Os dados mostram que 44,33% dos assinantes de TV não consideram mais esse serviço como seu principal meio de consumo de conteúdos audiovisuais. Esse percentual é ocupado por plataformas de streaming, que oferecem uma ampla variedade de opções sob demanda, flexibilidade de horários e uma experiência personalizada para cada usuário.
A pesquisa também destacou que, mesmo entre os assinantes de TV por assinatura, a preferência pelo streaming está em ascensão. Dos entrevistados, 28,40% relataram utilizar mais os serviços de vídeo por demanda, enquanto 13,85% dedicam mais tempo ao YouTube.
Essa mudança de paradigma reflete não apenas a evolução tecnológica, mas também a busca por maior comodidade, variedade e personalização no consumo de entretenimento. Empresas de telecomunicações e tecnologia já entenderam isso. A LOViZ, por exemplo, é uma delas, que entende as necessidades dos consumidores modernos, e acompanha o movimento de combinar internet de alta velocidade, telefonia digital e streaming de conteúdo em um só pacote.
“A LOViZ, em parceria com a Watch, segue antenada em relação a essa tendência e pretende ampliar sua oferta de soluções ao mercado, oferecendo além de internet e telefonia, acesso aos principais serviços de streaming como Paramount+, MAX, Telecine, Premiere, Combate e também a mais de 20 canais de TV, proporcionando aos seus clientes uma experiência completa de conectividade e entretenimento”, afirma o sócio-Diretor da LOViZ, Pedro Reinaldo.
A pesquisa da Anatel revelou também que a maioria dos assinantes que optam por serviços completos, que incluem internet, telefonia e streaming, encontram não apenas economia, mas também maior comodidade e satisfação em suas experiências digitais. Esse cenário reflete o potencial das soluções integradas em atender às demandas cada vez mais diversificadas dos consumidores modernos.
Foto: Divulgação.