A startup Wine Locals, plataforma de experiências do mundo do vinho, criou a Pipa, a assistente digital de vinhos. Com ela o usuário recebe dicas práticas e rápidas de como escolher de forma assertiva a bebida diante de uma prateleira cheia de diversos rótulos, por exemplo. Para facilitar a escolha do usuário, a startup fechou uma parceria exclusiva com a Evino, e-commerce de vinhos que atua na América Latina, garantindo mais de 400 rótulos cadastrados na Pipa e cupons de desconto especiais para os consumidores.
A assistente digital pode ser acessada pelo celular ou pelo computador. Basta responder algumas perguntas como faixa de preço, momento de consumo, tipo de vinho, nível de experiência, entre outras, e em um minuto a Pipa sugere o rótulo perfeito de acordo com as preferências de cada usuário. Entre as opções de momentos indicados pela assistente estão “beber no dia a dia”, “curtir um Netflix”, “impressionar” e “uma noite romântica”.
“A Pipa é uma apaixonada e expert em vinhos que vai te dar uma dica certeira de forma rápida e personalizada para quem quer escolher um vinho, mas não sabe por onde começar ou não quer perder muito tempo escolhendo entre milhares de rótulos do mercado”, diz o sócio-fundador do Wine Locals, Diego Fabris.
A ideia da parceria exclusiva entre as empresas surgiu a partir da semelhança na atuação das duas, que entendem as principais necessidades do público e a importância de levar informações para todos os tipos de consumidores.
“Juntos temos uma vantagem competitiva única no mercado. A Evino nasceu do sonho de compartilhar a paixão pelo vinho com os brasileiros e tem como missão democratizar o acesso à bebida. Unindo nosso portfólio, que conta com rótulos cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de sommeliers e de compra, aos conteúdos e experiências da Wine conseguimos usar a Pipa para indicar diferentes tipos de vinhos para todos os momentos e levando em consideração as preferências e conhecimento prévio dos consumidores”, afirma o co-CEO da Evino, Eduardo Souza.
Além da assistente digital entendedora de vinhos que dá dicas no formato chatbot, o Wine Locals tem mais frentes de atuação. No site há diversas listas de conteúdo com dicas de vinho focadas em momentos de consumo além de dezenas de experiências para viver em regiões vinícolas do Brasil. “Queremos que as pessoas vivam o mundo do vinho da melhor forma. Seja em casa, na cidade ou nas vinícolas”, comenta Fabris.
Para a indicação de vinhos e harmonizações a curadoria da plataforma se baseia no Mapa de Comportamento do Consumidor de Vinho, um estudo da Wine Locals que analisou o perfil de 30 mil consumidores. Os resultados foram agrupados numa ferramenta prática e visual em forma de mandala, levando em consideração fatores psicográficos, motivação e contexto. Depois, foram criadas as tags de curadoria, desenvolvidas em forma de design conversacional.
Quanto ao controle de estoque, existe um dispositivo da Pipa integrado ao estoque da Evino. Para testar a Pipa é só acessar: http://pipa.wine-locals.com/