Cresce uso da assinatura eletrônica no Brasil

O segmento de TI foi o que mais utilizou assinaturas eletrônicas no ano passado. Foto: Divulgação.

A D4Sign, plataforma brasileira de assinatura eletrônica, acaba de divulgar uma pesquisa que mostra o crescimento da adoção desta tecnologia inovadora no Brasil. De acordo com a empresa, que possui mais de 20 milhões de documentos assinados, o segmento de TI foi o que mais utilizou a plataforma, respondendo por 28,1% das assinaturas eletrônicas realizadas no país, seguido pelo segmento de Telecom, que respondeu por 17,1%. O setor de Educação ficou em terceiro lugar no ranking, com 10,4% do total dos documentos.

A Educação foi, inclusive, uma das áreas que mais cresceram em assinaturas digitais em relação a 2019, quando estas responderam por 6% do total dentro da plataforma da D4Sign. Outro segmento que demonstrou adesão consistente às assinaturas digitais foi o de Tecnologia da Informação – como já era de se esperar graças ao comportamento tipicamente vanguardista, passando de 14,9% do total de assinaturas em 2019 para 28,1% em 2020.

Na área financeira, que também é conhecida por sair na frente ao adotar tecnologias de última geração, o número foi muito expressivo, mas não registrou uma variação considerável entre 2019 e 2020, mantendo-se estável. Ao contabilizar os bancos, financeiras e fintechs, o total de assinaturas digitais dentro da plataforma da D4Sign correspondeu a 25,4% do total em 2019, enquanto em 2020, correspondeu a 24,8%.

No ano da pandemia, alguns setores surpreenderam por aderir à plataforma apesar de seu comportamento tradicional. É o caso do setor de transportes, que registrou 3,9% do total de assinaturas no período, e das imobiliárias, que chegaram a 6,7% do total de assinaturas em 2020.

“A adoção de ferramentas avançadas de tecnologia no dia a dia, como é o caso das assinaturas digitais, tem sido cada vez mais presente não apenas em setores que já fizeram a transformação digital, mas também em segmentos conservadores. Isto vem ocorrendo porque as empresas já reconhecem que o consumidor não é mais o mesmo e que ele valoriza iniciativas que garantam conforto e comodidade na sua vida”, afirma o CEO da D4Sign, Rafael Figueiredo.

 

Please follow and like us:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carreiras

Printi está com vagas abertas

A Printi, gráfica on-line especializada em produtos personalizados, está com vagas de emprego abertas para os cargos de Analista de Marketing de Performance Sênior, Analista de

Leia mais »
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2020 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia
RSS
Follow by Email