Uber inclui categoria de táxi no aplicativo

Uber lança recurso para usuários usarem táxi. Foto: Divulgação.

O app da Uber vai ganhar uma nova categoria e começar a oferecer intermediação de viagens de táxis na cidade de São Paulo. Segundo a empresa, a novidade representa mais uma etapa na estratégia de ampliar a plataforma para oferecer mais opções para todos os usuários, inclusive os clientes corporativos da Uber para Empresas.

“O Uber Taxi é um pedido recorrente dos nossos clientes corporativos, que gostariam de poder usar esse serviço contando com ferramentas como o compartilhamento de viagens em tempo real e outros recursos de segurança do aplicativo”, diz Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil.

“Além disso, como táxis são autorizados nas faixas de ônibus, alguns clientes revelam buscar essa opção quando precisam acessar locais como a região da avenida Paulista, por exemplo.”

Com a chegada da nova modalidade, taxistas credenciados na Prefeitura podem baixar o app da Uber para parceiros e iniciar o cadastro na plataforma a partir da próxima semana. A expectativa é de que a modalidade esteja disponível para o usuário paulistano no próximo mês.

São Paulo será a segunda cidade da América Latina a lançar o Uber Taxi – a primeira foi Santiago do Chile, no mês passado. A categoria está no portfólio global da Uber há mais de cinco anos e hoje já está disponível em cidades de 22 países, como Atenas, Seul, Montreal, Sydney ou Madri. No último ano, o Uber Taxi foi lançado em 15 novas cidades, entre elas Tóquio e Praga.

Cadastro

O cadastro de taxistas seguirá o mesmo processo ao dos outros parceiros da Uber: precisam apresentar os documentos necessários (CNH com a observação de atividade remunerada, documento do carro, Alvará e Condutax) e passar por verificação de segurança, incluindo checagem de antecedentes.

O preço do Uber Taxi seguirá a tabela de tarifas determinada pela legislação municipal. Ao final de cada viagem, o taxista precisa inserir no app o valor calculado pelo taxímetro para que seja feita a cobrança – por enquanto, serão aceitos somente meios de pagamento digitais.

Como o preço é calculado pelo taxímetro, na categoria Uber Taxi o app vai mostrar um intervalo estimado de valores, que podem mudar de acordo com as condições da viagem. Antes de cada solicitação, será exibida uma mensagem com as regras para que o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido.

Assim como os outros parceiros da Uber, os taxistas também vão pagar pelo uso da tecnologia e do suporte mantidos pela empresa, de acordo com os Termos da parceria.

Segurança

As viagens de táxi contarão com todos os recursos de segurança oferecidos pela plataforma da Uber nas demais modalidades. Antes de começar uma viagem, o usuário recebe todas as informações do veículo (modelo e placa do carro, nome e foto do motorista) e pode optar por receber um código de verificação que deve ser informado ao motorista, confirmando que ambos estão na viagem correta.

Todos os condutores também passam por uma checagem de identidade via selfie, e, desde o começo do Covid, uma checagem adicional verifica o uso de máscara. Também pensando na higiene, taxistas e passageiros passarão por check-list antes de cada viagem, onde se comprometem a tomar medidas de prevenção ao vírus como manter as janelas abertas, usar apenas o banco traseiro e sempre usar a máscara.

(Redação – TecnoInforme)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2020 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia