A AMD anuncia novos produtos de seu portfólio comercial de PCs móveis e de desktop com inteligência artificial (IA), oferecendo experiências de IA e conectividade para usuários corporativos. Os novos processadores móveis AMD Ryzen PRO Série 8040 são os processadores x86 mais rápidos e avançados do mundo, criados para laptops comerciais e estações de trabalho móveis, segundo a companhia. Além disso, a AMD também anuncia o processador para desktop AMD Ryzen PRO Série 8000, o primeiro para desktop habilitado para IA com foco em usuários corporativos, projetado para oferecer desempenho de ponta com baixo consumo de energia.
Ao aproveitar a CPU, a GPU e a unidade de processamento neural (NPU) dedicada no chip, os novos processadores Ryzen com inteligência artificial oferecem mais poder de processamento de IA dedicado do que as gerações anteriores, com até 16 TOPS (trilhões de operações por segundo) de NPU dedicada e até 39 TOPS de sistema total. Os PCs comerciais equipados com os novos processadores Ryzen habilitados para IA oferecem desempenho de última geração para colaboração habilitada para IA, criação de conteúdo e cargas de trabalho de dados e análises.
A expectativa é que os novos processadores Ryzen PRO Série 8000 para desktops estejam disponíveis em plataformas dos parceiros OEM HP e Lenovo, bem como de parceiros de canal selecionados, a partir do segundo trimestre de 2024.
Foto: Divulgação.