Veja 10 dicas de sucesso para você fazer um vídeo com o celular

Vídeos com o celular. Foto: Divulgação.

A inovação tecnológica trouxe muitas facilidades para o nosso dia a dia. Um dos equipamentos imprescindíveis são os smartphones atuais, que podem, com poucos centímetros, serem fontes de trabalho, comunicação e diversão.

São incríveis máquinas para quem aprecia praticidade e boa qualidade de imagem. Recursos como resolução 4K e 8K, estabilização de imagem e HDR permitem a gravação de vídeos dignos de filmes de produtores como Steven Spielberg ou George Lucas, e de fotos de alta resolução.

Em 2020, 82% do tráfego da internet ficará por conta dos vídeos online, segundo dados da empresa CISCO, especializada em analisar como as pessoas se conectam, sendo que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de visualizações em plataformas de vídeos, com mais de 11 bilhões de views mensais, e cerca de 96% de usuários na web que consomem conteúdo em vídeo.

Está cada vez mais comum você ver na rua, shopping, faculdade ou no prédio que mora, as pessoas gravando vídeos e selfs vídeos utilizando o celular. A produção de vídeos tanto para uso nas redes sociais quanto para blogs é uma forma de comunicação muito versátil e dinâmica.

Uma ideia em mente, um bom argumento e um pequeno roteiro com assunto sério ou mais leve, consegue levar a mensagem ao seu público de interesse.

Você não precisa ser um super profissional para começar a produzir seus vídeos. Siga as dicas do professor e fotojornalista Manoel Nascimento, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e mãos à obra:

1 – Limpeza do aparelho, lente e entrada/saída de áudio
Antes de começar a gravar, certifique que o teu aparelho está limpo, principalmente as lentes e a entrada/saída de áudio. Para limpar utilize um cotonete com álcool isopropilico. Caso não tenha álcool isopropilico, limpe com cotonete seco ou um produto de limpar lente de óculos.

2 – Áudio – muita atenção com o áudio
Um vídeo com bom conteúdo e com um áudio ruim pode não prender a atenção do espectador. Procure um local silencioso e mais fechado para gravar o teu vídeo. Se você tiver um closet, é o melhor lugar. Caso não tenha um lugar fechado, o ideal é você usar um microfone de lapela. Existem bons modelos a um custo baixo. Antes de comprar verifique a entrada. Normalmente os modelos Android usam a entrada P2. Alguns microfones de lapela possuem uma bateria e que é para ser utilizado com câmeras DSLR.

3 – Firmeza nas mãos
Os melhores vídeos são feitos com os equipamentos mais pesados. O celular por ser leve facilita o manuseio, porém também facilita que a imagem saia tremida. Isso pode ser resolvido de duas maneiras. Uma delas é usar um tripé ou segurar com as duas mãos.

4 – Posições de gravação
Prefira filmar na horizontal. A posição vertical só é boa quando assistida com o celular em pé (posição vertical). Se o vídeo for assistido em televisão ou no computador, a posição vertical fará que sobre espaço nas laterais ou ainda fique virado na posição vertical. Na posição horizontal utilize sempre uma linha, que pode ser uma janela ou a divisória da biblioteca, para a orientação de modo que o vídeo não fique inclinado. Se tiver usando um tripé, alguns modelos possuem um nível onde será possível você se certificar da inclinação correta.

5 – Iluminação
O ideal sempre é utilizar a luz natural vindo de uma janela. Se a luz natural estiver muito forte, você pode fechar a cortina e manter o forro da cortina aberto. Caso a cortina não seja branca, utilize um lençol branco no lugar da cortina. Caso vá fazer o vídeo a noite ou em ambiente escuro você deverá utilizar iluminação artificial. Não precisa ser nada especial. Essa luminária quadrada de led são super eficientes e de baixo custo. Mude a posição caso esteja mostrando uma área muito escura ou muito clara. Os celulares fazem a fotometria (medição de luz) de maneira automática.

6 – Texto – Utilize um teleprompter
Se você já tiver um texto pronto ou se sentir inseguro para falar utilize um teleprompter. Em televisão ou em produtoras utilizam o TP profissional. Você pode improvisar com um celular, o mesmo que você irá gravar e instalar um aplicativo de teleprompter. Existem algumas versões gratuitas que são excelentes. Eu indico o Simple Teleprompter. Fiz o teste e funciona super bem.

7 – Acessórios
Existem acessórios que facilitam o trabalho. Um deles é o tripé. Não é necessário ser um tripé muito robusto. Além disso, tem também o suporte para celular. Outro acessório bem interessante é a luz circular (ring light) e no meio encaixa-se o celular. Ele já vem com suporte para celular e luz. Alguns kits já vêm inclusive com o tripé.

8 -Bateria e Memória
Antes de iniciar o vídeo, certifique-se de que a bateria está carregada 100% e que possui espaço na memória do celular.

9 – Armazenamento
Assim que acabar o vídeo é necessário salvá-lo e guardá-lo em outro local. Pode ser utilizado um armazenamento nas nuvens ou ainda transferir para um computador. Pode-se usar o Google Drive, e para transferir o We Tansfer. Ambos são gratuitos.

10 – Publicação
Para publicar o seu vídeo utilize o YouTube ou o Vimeo. Se você deseja fazer uma live, pelo Facebook ou YouTube são necessários mais alguns cuidados. O YouTube disponibiliza o YouTube Studio, que é uma plataforma bem interessante, pois dá muitas dicas para confecção e publicação, e além disso, você pode monitorar o seu vídeo.

Anote suas ideias e comece a colocá-las em prática, tudo é uma questão de imaginação e estilo. Bons vídeos!

(Redação – TecnoInforme)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2020 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia