A Samsung anuncia a abertura das inscrições para a 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow. O programa, que tem coordenação geral realizada pelo Cenpec, estimula alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é uma iniciativa global da área de cidadania corporativa da Samsung que já envolveu mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores e mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições. Em 2021, mesmo com o distanciamento social, o programa atraiu 2.130 estudantes, 2.374 professores e 461 escolas públicas de todo o país, tendo educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde como temas mais explorados.
Na edição anterior, os vencedores nacionais foram alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada na cidade de São Carlos, interior paulista. O projeto tinha o objetivo de reaproveitar as sobras de comida da escola para produzir biogás. Para isso, os alunos usaram materiais de baixo custo para projetar um biodigestor, equipamento que acelera a decomposição de matérias orgânicas. Além disso, a equipe desenvolveu um aplicativo para ajudar as merendeiras a calcularem a quantidade de alimentos e, consequentemente, reduzir o desperdício.
“O Solve For Tomorrow contribui para que alunos do ensino público desenvolvam suas habilidades, ao mesmo tempo em que colaboram com o desenvolvimento da sociedade onde vivem. Tudo por meio da abordagem STEM”, explica a diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil, Anna Karina Silva Pinto. “Com esses objetivos em mente, as equipes são convidadas a desenvolver um protótipo como solução inteligente para resolver um problema ou demanda local, usando sua criatividade e o conhecimento adquirido em sala de aula”.
Segundo Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do Cenpec, a 9ª edição mantém o formato pelo qual o programa ficou conhecido no Brasil e traz algumas novidades nos processos de formação e seleção. “Em 2022, teremos ações de mentoria já na fase de inscrição, com pílulas pedagógicas em vídeo, webinar e tutoria remota para a elaboração dos projetos. Também estabelecemos um critério regional para a escolha dos semifinalistas, de forma que haja representantes de todas as regiões brasileiras. São ações alinhadas com nosso objetivo de promover a equidade e qualidade na educação pública brasileira”, conta.
Para o Solve For Tomorrow, podem ser inscritos grupos de três a cinco estudantes com um professor orientador, que esteja lecionando para os alunos da equipe em disciplinas relacionadas a Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias. As inscrições devem ser realizadas pelo professor orientador pelo site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou pelo aplicativo do programa até o dia 30 de junho.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Confira o cronograma da 9ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil:
Até 30 de junho: Inscrições, com webinário, tutoria on-line e vídeos para auxiliar as equipes inscritas
1º de julho a 3 de agosto: Avaliação e seleção dos projetos que cumpriram os critérios de participação
4 de agosto: Anúncio dos Semifinalistas
5 a 30 de agosto: Os 20 semifinalistas devem preencher o formulário que detalha o desenvolvimento do projeto
8 de agosto a 8 de setembro: Mentorias aos semifinalistas
9 de setembro: Anúncio dos finalistas
12 de setembro a 18 de outubro: Mentorias aos finalistas
7 a 19 de outubro: Votação para definir vencedores do Júri Popular
20 de outubro: III Mostra Solve for Tomorrow, em que as equipes finalistas apresentam seus projetos para a Banca Julgadora Cientista para o Amanhã
20 a 26 de outubro: Avaliação da Banca Julgadora para definir vencedores nacionais durante a III Mostra Solve for Tomorrow Brasil
27 de outubro: Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular e Premiação
Premiação dos semifinalistas, finalistas e ganhadores
Pré-seleção – Professor Orientador: um kit maker/arduino.
Pré-seleção – Destaque Estadual: o gestor escolar (diretor) com maior número de inscrições, sendo no mínimo três, em cada unidade federativa. Será contemplado com um tablet Samsung.
Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com um tablet Samsung.
Finalista: um tablet Samsung para cada um dos cinco alunos das dez equipes finalistas.
Finalista: um notebook Samsung para cada um dos professores orientadores e parceiros dos dez projetos finalistas.
Vencedores pelo Júri Popular: os cinco alunos de cada uma das três equipes selecionadas pelo público, e seu respectivo professor orientador e parceiro, serão contemplados, cada um, com um fone de ouvido Samsung BUDs.
Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com duas Smart TVs de 55 polegadas da Samsung.
1º lugar: um smartphone Galaxy da Serie S + uma Smart TV 55” Samsung para cada aluno da equipe vencedora.
2º lugar: um notebook Samsung + uma Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
3º lugar: um smartwatch Samsung + uma Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
Imagem: Divulgação.