A Fujifilm, empresa que atua nos segmentos de imagem, produtos e serviços fotográficos, anuncia o lançamento da câmera digital mirrorless FUJIFILM X-S20. O modelo faz parte da linha X-Series, com itens conhecidos por seu corpo compacto, leve e qualidade de imagem superior com base na tecnologia proprietária de reprodução de cores da empresa.
Por meio dessas características, a X-S20 apresenta AF de detecção de objeto baseado em inteligência artificial e capacidade de gravar vídeo 6.2K/30P. O uso da recém-adotada bateria de alta capacidade significa que a câmera pode disparar aproximadamente 800 quadros com uma mesma carga de bateria e continuar operando por um longo período de tempo.
A novidade da marca atende a uma ampla gama de variedade de estilos de fotografia, desde autorretratos casuais até videografia completa. Além disso, a X-S20 vem equipada com o sensor retroiluminado de 26,1 MP “X-Trans CMOS 4” e o mecanismo de processamento de imagem de alta velocidade “X-Processor 5” para produzir imagens de alta qualidade. Outra característica importante é que ela apresenta a assinatura da série X-S, o que garante estabilidadena hora de fazer as fotos.
O corpo compacto e leve, pesando 491 gramas, torna o item confortável de usar mesmo em filmagens de longa duração. A câmera também possui o mecanismo de estabilização de imagem no corpo de cinco eixos (IBIS) que oferece uma vantagem de até sete stops. Ou seja, o usuário pode tirar fotos e gravar vídeos apenas com a câmera em situações que exigiriam um aparato auxiliar, como tripés, mantendo a mesma qualidade e estabilidade. O AF de detecção de objeto baseado em inteligência artificial, capaz de identificar animais e carros, aumenta seu desempenho, equivalente à câmera X-Series da quinta geração, FUJIFILM X-T5, feita para maior mobilidade.
A X-S20 suporta gravação interna de vídeo 6.2K/30P 4:2:2 de 10 bits e possui um conector de microfone ou fone de ouvido de 3,5 mm para acessórios externos para conduzir uma gravação de vídeo completa. Além disso, o novo modo Vlog facilita a produção de conteúdo para a internet, como vlogs, live streaming, unboxing e reacts. Outra novidade da câmera é que ela está equipada com o sensor retroiluminado de 26,1 MP “X-Trans CMOS 4” e o mecanismo de processamento de imagem de alta velocidade “X-Processor 5” para produzir imagens de alta qualidade, mantendo o consumo de energia mais baixo do que o modelo anterior.
Para a captação de imagens, ela conta com o modo Auto, que seleciona automaticamente as configurações ideais de acordo com as cenas. Como complemento, outra função é o Auto Subject Detection, que detecta automaticamente um objeto e o rastreia, mantendo-o em foco. Além disso, a X-S20 vem com 19 modos de simulação de filme, incluindo “Nostálgico Neg.”, caracterizado por alta saturação e tonalidade suave.
Nova lente Fujinon XF8mmF3.5 R WR
Além da câmera, a Fujifilm apresenta outra novidade para o mercado, a lente Fujinon XF8mmF3.5 R WR. Feita no formato walkaround, a lente é capaz de capturar um campo de visão mais amplo do que os olhos humanos podem ver. O item faz parte da linha de lentes XF, intercambiáveis para a X-Series de câmeras digitais mirrorless da marca, que são leves e compactas. O modelo chega com a promessa de excelência na qualidade de imagem baseada na tecnologia proprietária de reprodução de cores da empresa.
A nova lente da Fujifilm é uma prime ultra grande angular (UWA, sigla em inglês) com distância focal de 8 mm (equivalente a 12 mm no padrão full frame), a mais ampla entre as linhas da marca. Além disso, possui um ângulo de visão de 121 graus na diagonal e 112 graus na horizontal. Embora a visão humana tenha um campo de visão de grande angular, o campo visual efetivo para a área observável que uma pessoa pode ver claramente é limitado em cerca de 60 graus. O ângulo de visão da lente UWA de 8 mm captura informações de uma área com o dobro do campo visual efetivo.
O uso do design ótico exclusivo da Fujifilm torna possível oferecer clareza visual de ponta a ponta. Por meio dela, é possível obter informações em detalhes de paisagens, como galhos de árvores e folhas em um vasto deserto ou detalhes ornamentais em um templo. Outro diferencial é que o design compacto da lente oferece portabilidade, permitindo que os usuários aproveitem o mundo da fotografia UWA casualmente. O lançamento da Fujifilm possui excelente desempenho de resolução de imagem, composta por 12 elementos de lente em nove grupos, incluindo três asféricos e dois ED (Extra Low Dispersion – elementos de extra-baixa dispersão, garantindo nitidez e reprodução de cores).
A XF8mmF3.5 R WR mede 52,8mm de comprimento, pesa 215 gramas e tem o tamanho de rosca de filtro versátil de 62mm. O design compacto e leve a torna uma lente ideal para caminhadas com uma ampla gama de aplicações, incluindo paisagem, arquitetura, instantâneos e fotografia de viagens.
Fotos: Divulgação.