Apesar do gradual aumento da presença feminina no mercado de trabalho tecnológico nos últimos anos, dados da pesquisa Women in Technology, realizada pela empresa de recrutamento Michael Page, apontam que menos de 20% dos cargos das áreas de tecnologia no Brasil são ocupados por mulheres. Em toda a América Latina, elas ocupam menos de 30% dos cargos de liderança no setor.
Fundada em 2016 como um coletivo de mulheres voluntárias, a missão da #SerMulherEmTech é, justamente ajudar a reverter esse cenário. E desde setembro de 2023 como Associação formal, o futuro do programa pressupõe desafios ainda maiores e com projetos focados nessa transformação.
Programa de Mentoria
Um dos carros-chefes da associação é o Programa de Mentoria, que conta com o apoio de executivas de grandes empresas da área, como a multinacional de tecnologia Softtek e a Leega Consultoria, companhia brasileira com mais de 20 anos de experiência em soluções de Data Analytics e Cloud. “O Programa de Mentoria é um importante passo em direção à democratização do conhecimento tecnológico. A Leega segue empenhada em contribuir com o setor, tanto por meio de seus princípios de inovação no setor de tecnologia, quanto pelo compromisso contínuo com a capacitação e o desenvolvimento de indivíduos nessa área que carece de profissionais preparados”, diz a diretora de Gente da Leega, Elaine Bernardes.
Patrocinado pela Softtek Brasil, multinacional líder no setor de TI na América Latina, e apoiado pela agência de comunicação Vianews, na edição de 2023, o programa de mentoria contou com um total de 32 mentoras.
Inscrições
Neste ano, as inscrições para a primeira turma do Programa de Mentoria seguem até o dia 20 de março de 2024, no mês da Mulher, e podem ser feitas pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkun39h7de97Ec2wfPTwZIPDaEaxpUBcfLODAkx5ewyLZy3w/viewform?usp=send_form
Para mais informações sobre o Programa de Mentoria e outras iniciativas do #SerMulheremTech, siga a página da Associação no Instagram e LinkedIN.
Foto: Divulgação