A ASUS Republic of Gamers (ROG) anuncia o ROG Ally X, a nova versão de seu console portátil. Projetado para rodar todos os jogos, com suporte ao Windows 11, o lançamento apresenta o mesmo processador AMD Ryzen Z1 Extreme, mas adiciona armazenamento, RAM e bateria, além de um chassi atualizado para melhor ergonomia, resfriamento e conectividade. Todas essas atualizações ainda são combinadas com o novo Armoury Crate SE 1.5, com uma biblioteca de jogos personalizável e atualizações unificadas do sistema.
Armazenamento
Um novo SSD de 1 TB garante que os usuários tenham espaço para diversos aplicativos e a placa-mãe redesenhada permite mais facilidade no upgrade do produto.
Acompanhando esta atualização de armazenamento, o novo ROG Ally traz 24 GB de RAM LPDDR5X-7500. Para amplificar ainda mais o desempenho do console, o processador AMD Ryzen Z1 Extreme compartilha a capacidade da memória RAM coma VRAM, permitindo que o sistema aloque ainda mais memória para garantir a qualidade dos gráficos.
O modelo também é equipado com uma bateria de 80 Wh, o dobro da capacidade do modelo anterior. Mesmo com uma melhoria considerável na vida útil da bateria, o ROG Ally X pesa 70 gramas a mais do que o ROG Ally original, tendo um peso total de 678 gramas. A distribuição do peso é centralizada, localizada na pegada do polegar e do indicador do jogador, tornando o dispositivo mais ergonômico e confortável.
Controles e conectividade atualizados
O ROG Ally X apresenta um chassi redesenhado numa nova cor preta, com alças ligeiramente mais profundas e uma forma mais arredondada para maior conforto, sem adicionar muita espessura ao dispositivo. Os botões e joysticks são dispostos em um ângulo um pouco mais ergonômico, com uma inclinação para os gatilhos que os torna mais fáceis de pressionar. Os botões macro na parte de trás também são menores, para reduzir as pressões acidentais, mantendo-os facilmente acessíveis.
Os joysticks foram substituídos por um novo módulo mais durável, testado para uma vida útil de cinco milhões de ciclos, com molas mais rígidas. O D-Pad foi igualmente melhorado, com entrada de oito direções, facilitando a precisão para jogos de luta e retrô.
Os usuários do ROG Ally 2023 também solicitaram portas de conexão mais universais, então a porta XG Mobile original foi substituída por duas portas USB-C, sendo uma delas compatível com Thunderbolt para ampla comunicação com docks de terceiros e GPUs externas.
Refrigeração
Para acomodar a nova bateria, o modelo traz novas ventoinhas que são 23% menores, mas utilizam aletas 50% mais finas, melhorando o fluxo de ar. Dois novos dissipadores de calor foram inclusos no sistema, direcionando o ar para cima e para fora, em direção a uma terceira saída, na borda superior do ROG Ally X. Esta nova solução térmica fornece 24% mais volume de ar para ser empurrado através do dispositivo, resfriando não apenas os componentes internos, mas também a tela sensível ao toque, que chega a medir até 6°C mais fria.
Fotos: Divulgação.