Cada vez mais idosos estão se integrando ao mundo digital com confiança, curiosidade e entusiasmo. De acordo com um estudo global da Kaspersky, 61% dos idosos participam ativamente das redes sociais, 64% fazem compras online e 68% gerenciam seu dinheiro a partir de plataformas e se comunicam por videochamada. Porém, esse aumento da presença online também os tornou um alvo para cibercriminosos que aproveitam as lacunas de conhecimento para executar golpes cada vez mais sofisticados direcionados a faixa etária. Apenas 52% têm software de segurança instalado e apenas 30% configuram adequadamente sua privacidade online. Para ajudar a geração, a Kaspersky separou as cinco fraudes mais comuns direcionadas aos idosos e um guia digital para se precaverem e não caírem nos golpes digitais. Veja abaixo:
- Chamadas falsas de supostos funcionários do banco: Esse tipo de golpe consiste no criminoso ligando para o telefone fingindo ser um funcionário do banco. Ele afirma que alguém clonou o cartão, e teve uma cobrança muito alta ou atividade suspeita na conta. Em seguida, ele pede dados pessoais, senhas ou códigos de segurança enviados por mensagem. O objetivo é obter acesso a contas bancárias para esvaziá-las.
- Promessas enganosas de prêmios ou bônus nas redes sociais: Por meio de anúncios ou publicações em plataformas como o Facebook, os golpistas oferecem prêmios, ajuda financeira ou recompensas que supostamente são concedidas por instituições reconhecidas. Ao clicar nesses links, a vítima é redirecionada para sites falsos onde informações confidenciais são solicitadas e usadas para cometer fraudes.
- Mensagens falsas de parentes pedindo dinheiro urgente: Trata-se de um golpe em que criminosos enviam mensagens no WhatsApp ou redes sociais, fingindo ser um parente próximo. Eles afirmam estar em uma situação de emergência e solicitam dinheiro com urgência. Geralmente, eles usam desculpas como um acidente, um problema legal ou a perda do telefone original para justificar o uso de um número desconhecido.
- Roubo de informações em redes Wi-Fi públicas: nesse tipo de fraude, os criminosos aproveitam as conexões gratuitas de internet disponíveis em locais públicos. Essas redes, por não possuírem medidas de segurança, permitem a interceptação das informações que os usuários enviam ou recebem, como senhas ou dados bancários. Isso pode facilitar o acesso a contas pessoais.
- Falsificação de identidade por meio de áudios ou vídeos criados com inteligência artificial: usando tecnologias como inteligência artificial, os fraudadores criam áudios (deepvoice) ou vídeos (deepfakes) nos quais imitam a voz ou imagem de uma pessoa famosa ou alguma autoridade promovendo “produtos milagrosos” ou medicamentos. Esses materiais são usados para espalhar informações falsas ou vender mercadorias cujo único objetivo é fraudar os compradores.
“A maior ameaça não é a idade, mas a falta de informação e conhecimento sobre boas práticas tecnológicas. Muitos idosos já fazem parte do mundo digital, mas nem sempre estão preparados para identificar os riscos que existem online. Os cibercriminosos exploram essa lacuna por meio de técnicas de engenharia social, manipulando emoções como medo ou urgência para pressionar as pessoas a agir sem pensar: compartilhar dados pessoais, transferir dinheiro ou clicar em links perigosos. É nessa reação impulsiva que ocorre o golpe”, alerta o diretor geral de produtos de consumo da Kaspersky para Américas, Fabiano Tricarico.
Para celebrar os idosos como atores ativos no mundo digital, os especialistas da Kaspersky oferecem este guia para que a terceira idade não caiam em golpes e saibam como se proteger ao realizar atividades online:
- Não compartilhe seus dados pessoais com estranhos: Se alguém ligar para você, escrever para você no WhatsApp ou por e-mail dizendo que é do banco, de uma empresa ou até mesmo de um parente e pedir senhas, códigos de verificação ou dados de suas contas, não os forneça. Os golpistas se passam por pessoas confiáveis para enganar. Lembre-se de que nenhum banco ou empresa solicitará dados pessoais por telefone ou mensagem. Encerre a ligação e entre em contato diretamente com o banco. Uma ferramenta que pode ajudar é o Kaspersky Who Calls, um aplicativo de segurança para smartphones que ajuda a identificar, bloquear e gerenciar chamadas indesejadas, protegendo o usuário de golpes, spam e contatos suspeitos, inclusive no WhatsApp.
- Preste atenção às mensagens suspeitas: Se você receber uma mensagem que pede dinheiro urgente, promete um prêmio ou tem links para clicar em troca de algum tipo de recompensa, revise-a com calma. Veja se vem de um número ou e-mail desconhecido, se tem erros de ortografia ou se apressa você a agir rapidamente, esses são sinais de que é uma farsa. Se algo lhe parecer estranho, não abra, não responda e consulte alguém de sua confiança.
- Mantenha seus dispositivos atualizados e organizados: Atualizar seu celular, tablet ou computador é essencial para se manter protegido. As atualizações corrigem bugs e fortalecem a segurança. Você também pode organizar seus dispositivos com ícones grandes e atalhos para o que você mais usa. Isso não apenas torna tudo mais confortável, mas ajuda a evitar erros ou confusão na navegação.
- Instale uma solução de segurança e VPN em seus dispositivos: ter uma ferramenta de segurança instalada em seus dispositivos ajuda a evitar golpes, proteger suas informações pessoais e bloquear sites suspeitos. Além disso, é muito útil usar uma VPN, que significa “rede privada virtual”. Esta ferramenta cuida dos seus dados quando você se conecta à internet, especialmente se você estiver usando redes públicas, como as de uma cafeteria ou de um aeroporto. A VPN cria uma espécie de “túnel privado” entre seu dispositivo e a página que você está visitando. Assim, ninguém mais pode ver o que você está fazendo ou acessar seus dados pessoais, como senhas, informações da conta ou sua localização. Se você usa uma VPN ao fazer transações, compras ou consultar seu banco pelo celular, tem uma camada extra de proteção para navegar com tranquilidade.
- Se algo te apressar ou assustar, não aja imediatamente: muitos golpes usam pressa ou medo para fazer você tomar decisões sem pensar. Por exemplo, uma mensagem que diz que há um problema com sua conta ou que seu neto precisa de dinheiro com urgência. Se você sentir pressão para agir rápido, faça uma pausa. Pense nisso, revise as informações com calma e, se tiver dúvidas, peça ajuda. Não há pressa que justifique arriscar.
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