Em comemoração aos seus 20 anos no Brasil, o Google anunciou uma série de novidades e iniciativas que reforçam o investimento da empresa no país. A celebração destacou a expansão de seus centros de engenharia, novas funcionalidades para usuários e projetos de impacto social.
Expansão da engenharia e parcerias com universidades
O Google está ampliando sua presença de engenharia no Brasil com a inauguração de um novo andar no escritório de Belo Horizonte. A expansão visa contratar novos profissionais para desenvolver produtos como a Busca e soluções de segurança e privacidade. Além disso, um segundo centro de engenharia está previsto para ser inaugurado no início de 2026 em São Paulo.
Em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Google Research vai trabalhar para tornar a inteligência artificial mais representativa da diversidade do português brasileiro, incluindo regionalismos e elementos culturais.
Novas ferramentas de controle e funcionalidades com IA
O Google está introduzindo novas ferramentas para controle parental integradas diretamente nas configurações de dispositivos Android. Pais e responsáveis poderão definir limites de tempo de tela, gerenciar o uso de aplicativos e filtrar conteúdo adulto, tornando a supervisão mais simples.
A empresa também anunciou a chegada do “Modo IA” na Busca, que será lançado nas próximas semanas em português. Essa funcionalidade, impulsionada pelo modelo Gemini 2.5, permitirá aos usuários fazerem perguntas mais complexas e obterem respostas detalhadas e contextualizadas, facilitando tarefas como o planejamento de viagens.
Integração do Pix e projetos sociais
A Carteira do Google agora tem novas integrações com o Pix. Os usuários podem usar o Google Lens para ler QR Codes Pix ou a funcionalidade “Circule para Pesquisar” para circular chaves Pix na tela. A integração simplifica e agiliza as transações financeiras, direcionando o usuário para a carteira para finalizar o pagamento.
Por fim, a Debug, que faz parte do Google, está lançando um projeto-piloto em Belo Horizonte para combater doenças como a dengue. A iniciativa utiliza inteligência artificial para liberar mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, um método já comprovado em outras cidades brasileiras.
Imagem: divulgação.