Para conhecer os detalhes da linha de ar-condicionados com Inteligência Artificial da Samsung, visitei o recém-inaugurado Centro de Treinamento (CT) da marca em São Paulo. O espaço, localizado na Vila Mariana, é a casa da capacitação de instaladores, mostrando o investimento da empresa em preparar o mercado para suas novas tecnologias.

Durante a visita, pude explorar os diferenciais da linha WindFree AI e, principalmente, como o ecossistema SmartThings funciona como o cérebro da operação, permitindo explorar todas as possibilidades dos aparelhos.
O CT de 400 metros quadrados não é apenas um espaço de aulas. Ele foi projetado com salas teóricas e uma área prática com toda a linha de produtos (de residenciais a comerciais). A estrela da visita foi a linha WindFree AI. Os aparelhos quebram o paradigma de que o ar-condicionado é um item usado apenas no verão. Os modelos Quente/Frio, por exemplo, usam IA para aquecer o ambiente de forma gradual e eficiente nos dias frios.

A tecnologia exclusiva WindFree, que dispersa o ar por milhares de microfuros, garante o conforto térmico sem o incômodo do vento direto. Os aparelhos também se destacam pelo silêncio (chegando a apenas 16 decibéis) e pela eficiência energética máxima, graças ao compressor Digital Inverter.
A verdadeira inteligência, no entanto, está na integração com o SmartThings. Pelo aplicativo, é possível controlar o aparelho por voz, monitorar o consumo e até usar a “Climatização de Boas-Vindas”, que detecta sua localização e liga o ar-condicionado antes mesmo de você chegar em casa. A IA embarcada aprende a rotina dos moradores e ajusta o funcionamento para entregar conforto com mais economia.

O investimento da Samsung é estratégico, com base em um cenário que mostra uma projeção em que de uma em cada cinco casas com o aparelho hoje, o número salte para três em cada cinco até 2050.
Fotos: divulgação/TecnoInforme















































