Participei do evento de lançamento da Amazon e saí de lá com a certeza de que a “família Alexa” está entrando em uma nova era. Os protagonistas do dia foram os novos Echo Show 8 (4ª geração) e o novíssimo Echo Show 11, mas o contexto ao redor deles é tão importante quanto o hardware.

O lançamentos: Echo Show 8 e 11
Os novos displays receberam melhorias importantes. A tela, que segue de cristal líquido, teve uma melhoria considerável no touch e no visual, agora com “bordas infinitas” (tecnologia ‘touch in-cell’).
Por dentro, o processador AZ3 Pro promete melhorar a detecção da palavra de ativação em até 50%, e a experiência de áudio foi renovada com alto-falantes estéreo frontais e áudio espacial.

Brasil como Prioridade
O hardware é apenas parte da história. O que mais chamou atenção foram dois pontos sobre o mercado.
Primeiro, o tamanho: Talita Bruzzi Taliberti, Country Manager da Alexa no Brasil, revelou um dado importante: hoje, o Brasil já possui 14 milhões de dispositivos com Alexa conectados.
Esse número explica o segundo ponto: pela primeira vez, o lançamento dos Echo Show acontece aqui simultaneamente com os Estados Unidos, mostrando a força do mercado local para a companhia.
IA da Alexa+
Os novos dispositivos (incluindo o recém-lançado Echo Dot Max) vêm prontos para o futuro. Eles estão preparados para receber a Alexa Plus (Alexa+). Trata-se do novo serviço de IA generativa da Amazon, já em testes nos EUA, que promete uma assistente mais inteligente, proativa e com uma conversa muito mais fluída.
Função Drop In
Para quem tem os modelos Show, uma função que se destaca é o “Drop In”. Diferente de uma ligação, ele funciona como um intercomunicador. Após a permissão prévia, você se conecta instantaneamente ao vídeo e áudio de outro dispositivo sem que ninguém precise “atender”, o que é ótimo para monitorar seu pet ou falar com um familiar em outro cômodo.

Design e áudio renovados em toda a família
Falando no resto da família Alexa, o Echo Dot Max (R$ 849), anunciado há poucas semanas, também estava lá e segue a mesma filosofia. Ele foca em ser a melhor experiência de áudio da linha Dot, com o triplo de graves da 5ª geração, e um design acústico aprimorado pelo novo tecido de tricô 3D.
Como resumiu Jacques Luker, Gerente Geral de Dispositivos Amazon no Brasil, a companhia ouviu os consumidores. Ele citou o exemplo do Echo Pop, em que o modelo na cor lilás tem até o fio de energia da mesma cor, mostrando que “tudo foi pensado para levar uma melhor experiência para o cliente”.
Preços e disponibilidade
Os novos Echo Show 8 (R$ 1.799) e Echo Show 11 (R$ 2.199) já estão disponíveis para compra e deixam claro que a Amazon não está mais vendendo apenas “alto-falantes”, mas sim a porta de entrada para a próxima geração da IA.
Fotos: divulgação/TecnoInforme














































