A organização da gamescom latam 2026 revelou as primeiras grandes novidades para a sua próxima edição. Com o objetivo de abraçar uma maior pluralidade de públicos, o evento lançará a campanha “Os 4 Mundos da gamescom latam”, criando zonas temáticas de gameplay, e uma “side quest” interativa com Realidade Aumentada (AR) que dará brindes aos visitantes.
O evento está confirmado para ocorrer de 30 de abril a 3 de maio de 2026, com um dia VIP em 29 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Os 4 Mundos e a “Side Quest”
A campanha “Os 4 Mundos” dividirá partes da área de gameplay em quatro zonas temáticas distintas, cada uma com identidade visual e títulos alinhados ao seu tema, para enriquecer a experiência do visitante:
- Hero Zone: Foco em Fantasia, Mitologia e Aventura.
- Open Zone: Foco em Sandbox, Mundo Aberto e Simulação.
- Shadow Zone: Foco em Terror, Mistério e Suspense.
- Neo Zone: Foco em Sci-fi, Distopia e Cyberpunk.
Além disso, o evento estreará a Versus Arena, um espaço dedicado a campeonatos amadores.
A principal novidade tecnológica será a “gamescom latam side quest”, um WebApp que gamifica a visita. Os participantes usarão o aplicativo para transformar a exploração do pavilhão em uma “missão secundária”.
Ao interagir com totens temáticos via QR Code ou NFC, os visitantes desbloqueiam conteúdos em Realidade Aumentada e completam um álbum digital. Aqueles que finalizarem os desafios poderão retirar brindes físicos colecionáveis e exclusivos em um ponto oficial do evento.
Novo ingresso para profissionais da área gamer
Para os profissionais que estão começando na indústria de jogos, a organização anunciou o “Start Pro Ticket”. Esta nova categoria de ingresso permitirá que estudantes e iniciantes assistam às palestras B2B (de negócios) nos dias 30 de abril e 1º de maio, sem a necessidade de adquirir a credencial business completa, que é mais cara. Mais detalhes sobre este ingresso serão revelados em breve.
Para os interessados em palestrar no evento, as inscrições para painéis e keynotes já estão abertas e vão até 30 de dezembro de 2025.
Imagem: divulgação/ilustrativa/conceito..














































