Muito tem se falado sobre a tecnologia 5G e todo o seu potencial de transformação da sociedade, que deve impactar do agronegócio à telemedicina. Lançado inicialmente na Ásia, em 2019, o 5G é a mais recente geração de rede de internet móvel e sucessor do 4G, que está em vigência no Brasil desde 2012.
Marcelo Sato, gerente de vendas da realme no Brasil, explica que as principais diferenças em relação às tecnologias antecessoras estão relacionadas à velocidade e latência da internet móvel dos celulares. A realme, marca de smartphones, foi fundada na Ásia em 2018 e desembarcou no Brasil em janeiro de 2021. Entre os aparelhos apresentados ao consumidor brasileiro está o realme 7 5G. À venda por R$ 2.599, o aparelho possui display de 120Hz; um conjunto de quatro câmeras, com sensor de 48 MP; e bateria de 5000mAh com carregamento rápido.
Sato esclarece que enquanto o 4G conta com uma latência de 80 milissegundos e apenas 1 Gbps (gigabytes por segundo) de velocidade, o 5G conta com latência de 1 milissegundo e 20 Gbps, o que faz com que os dados sejam transferidos de forma significativamente mais veloz. Junto disso, sua velocidade pode, muitas vezes, substituir até mesmo redes Wi-Fi, além de ser ideal para os fãs de games mobile.
Mesmo com números tão impressionantes, pelo fato da licitação das frequências 5G ainda não ter sido realizada, há quem se questione se vale a pena adquirir um aparelho compatível com elas. No entanto, há algumas vantagens que devem ser levadas em consideração:
Acesso à rede 5G DSS
É verdade que a rede 5G não foi implementada no Brasil, mas a maioria das operadoras já oferece o 5G DSS, cuja sigla significa “compartilhamento dinâmico de espectro”. Em outras palavras, trata-se da tecnologia que utiliza a rede 4G de maneira compartilhada para oferecer maior velocidade. Ao adquirir um celular 5G, o usuário tem acesso a essa rede e, com isso, pode usufruir de parte dos benefícios da rede 5G. Na prática, isso se traduz em videochamadas e streamings de melhor qualidade e downloads e uploads muito mais rápidos.
Investimento a longo prazo
Com a Anatel realizando ainda este ano o leilão das radiofrequências que serão utilizadas pela nova geração de internet, essa tecnologia passa a ser uma realidade e fará cada vez mais parte do dia a dia dos brasileiros. Ao investir em um celular que já é compatível com essas frequências, o usuário garante que não está adquirindo um aparelho que ficará defasado em poucos meses.
Um celular 5G é o melhor 4G que você pode ter
Um celular 5G permite que você utilize também a rede 4G, disponível em todo País, e traz ainda aquilo que há de mais moderno em tecnologia, não só em termos de conectividade. Além de ser compatível à rede mais moderna, um aparelho 5G apresenta processamento muito mais robusto, antenas com melhor recepção de sinal, mais componentes nas placas – tudo em um celular mais fino e menor. Em resumo: o que há de mais moderno sob todas perspectivas.