A ASUS traz para o Brasil o Zenbook S 14 com IA, o primeiro notebook do país equipado com processador Intel Core Ultra 7 (Série 2), segundo informações da companhia. Trata-se de uma movimentação importante da marca por aqui, se levarmos em consideração que a previsão é de que tanto os desktops quanto os notebooks com Inteligência Artificial serão mais de 60% do mercado global até 2028, segundo dados apresentados pela empresa. Dentro da estratégia da ASUS, os novos PCs com IA reúnem num só dispositivo um chip de IA dedicado, ou seja um processamento de IA local, com desempenho de NPU* de 47 TOPS**, Microsoft Copilot e Apps ASUS AI. “São produtos desenvolvidos e pensados para o uso da Inteligência Artificial e para tornar a vida das pessoas mais simples”, afirma o gerente de produtos da linha de consumo da ASUS Brasil, Erick Cano.
Entre os diferenciais apontados por Erick para o Zenbook S 14 com IA estão a câmera, que permite o desfoque do fundo durante o vídeo numa reunião, por exemplo, assim como a correção do olhar e o acompanhamento da pessoa mantendo-a em destaque no vídeo, mesmo quando ela está em movimento. Outro destaque fica para o cancelamento de ruído durantre o uso do microfone. “São recursos que ajudam muito na hora de uma reunião de trabalho. Seja para manter o olhar da pessoa na câmera, quando ela está lendo algum documento, ou eliminar ruídos durante um diálogo.”
Design e performance
Mas o uso da IA não para por aí. Ela está presente até mesmo no formato ultrafino com um peso de 1,2 kg e 1,1 cm de espessura. Isso devido ao processador Intel Core Ultra 7 (Série 2), com design system-on-chip (SoC), que reduz o tamanho da placa-mãe em 27%, aumentando a eficiência e o resfriamento do dispositivo. A nova série de processadores da Intel para IA chega para entregar um equipamento mais potente e com mais performance, porém com menor gasto de energia, resultando em uma bateria com mais duração. “Os processadores da série Intel Core Ultra 200V foram projetados com tudo isso em mente e oferecem muito mais com um baixo consumo de energia”, comenta o diretor de AI PC na Intel, Ricardo Ferraz. Para se ter uma ideia, o Zenbook S 14 oferece até 27 horas de autonomia com um carregamento rápido de 60% em 49 minutos na tomada.
O chassi apresenta o novo e inovador Ceraluminum, um material híbrido de cerâmica de alta tecnologia que resulta em resistência a riscos e desgastes. O teclado apresenta uma tecla Copilot dedicada e um touchpad de 127 x 79 mm.
Com 32 GB de RAM rápida e um SSD PCIe 4.0 de 1 TB, o processador apresenta um TDP de até 28 watts e uma NPU incorporada que fornece até 47 TOPS para aplicações de IA. O Zenbook S 14 possui um conjunto completo de portas de conexão, incluindo duas Thunderbolt 4, uma USB 3.2 Gen 2 Tipo-A, HDMI 2.1, e uma entrada para fone e microfone. O WiFi 6E com certificação ASUS WiFi Master Premium assegura as conexões mais rápidas e confiáveis.
A tela ASUS Lumina OLED de 2,8K e 120Hz é validada pela PANTONE e tem certificação DisplayHDR True Black 500. O modelo vem equipado com um sistema de áudio formado por quatro alto-falantes com certificação Harman Kardon e som Dolby Atmos multidimensional. O sistema de resfriamento é formado por ventoinhas duplas IceBlade e a grade geométrica acima do teclado maximiza o fluxo de ar e minimiza a entrada de pó e sujeira.
Preço e disponibilidade
O ASUS Zenbook S 14 já está disponível na Loja ASUS e na Fast Shop, com preço inicial de R$ 12.999,00. Na loja ASUS, para pagamentos via PIX, o cliente recebe 10% de desconto.
*NPU (Neural Processing Unit): também conhecida como Unidade de Processamento Neural, é um tipo de processador especializado em acelerar tarefas relacionadas à inteligência artificial.
**TOPS (Tera Operations Per Second): é uma unidade de medida que indica a capacidade de processamento de um sistema, especialmente em termos de operações de inteligência artificial por segundo. Quanto maior o número de TOPS, mais poderoso é o processador para executar tarefas de IA.
Fotos: Divulgação/TecnoInforme